A Activtrades, o mercado Americano e o peso das comissões

Tiago Esteves
Uma das limitações da Activtrades era, até há pouco tempo atrás, a não oferta de títulos do mercado Americano. Felizmente a corretora conseguiu já contorná-la, e nos últimos meses tem vindo a aumentar o leque de títulos passíveis de ser negociados neste mercado. Actualmente disponibiliza cerca de 200 títulos do Nasdaq e NYSE, e esse número tem vindo a aumentar significativamente ao longo das últimas semanas.

Como já é habitual, o preçário da Activtrades entra em choque com o que estamos habituados a ver em Portugal. Para os mercados Americanos, a taxação é feita por título negociado, havendo um custo de 2 cêntimos de dólar por título (mínimo de 1 dólar). Para quem tem contas um pouco mais pequenas, ou para quem faz negociação de curto prazo, esta questão é absolutamente crucial! Quando estamos a negociar tendo uma base de exposição inferior a 2000 dólares por negócio, uma comissão de 40 dólares faz-nos logo à partida ir para o negócio com uma desvantagem de 2%, o que poderá ser absolutamente ruinoso numa óptica de longo prazo. Não só pela desvantagem de 2%, mas sobretudo pelo desincentivo à negociação de posições mais pequenas e a tudo o que isso implica: inibição do ajuste de posições a um valor mais próximo do nível psicológico de conforto, inibição do fecho parcial de posições em zonas técnicas chave, inibição de reforço parcial de posições vencedoras, etc…

Quando comparamos uma comissão fixa com uma comissão de 2 cêntimos por título, estamos a falar num valor que dificilmente ultrapassa o mínimo de 1 dólar, apenas havendo desvantagem na negociação de penny stocks (daí serem disponibilizadas poucas ou nenhumas para o mercado Americano). Para se ter uma ideia do impacto deste sistema de comissão para quem negoceia os títulos mais transaccionados, seria necessário negociar mais de 25 mil dólares em títulos da Google para se pagar mais de 1 dólar de comissão!

Quanto aos restantes mercados, o sistema de comissões mantém-se inalterado. Negociar títulos europeus continua a custar 0,05% do valor de exposição (mínimo de 1 euro), o que é, na minha opinião, indubitavelmente mais justo do que a negociação por comissão fixa!

http://ads.activtrades.com/Ad/?id=323

Comment List

  • Duarte Moreira 10 / 12 / 2014 Reply

    Boa noite Tiago!

    Tenho ponderado muito esta plataforma. Gostava que me esclarecesses duas coisas:
    1-O que é a comissão sobre redistribuição de dados?
    2-Existe também a comissão de guarda de títulos?

    Obrigado,
    Duarte Moreira

  • yautja 10 / 12 / 2014 Reply

    Com um duplo topo (á Marco Silva)no spx e a eminente quebra do canal no Dax, declaro que o rally de natal este ano sera descendente, quando muito um reboundzito. E perguntam vocês o que é que isso tem a ver com o post? É que muito do pouco que sei de análise técnica aprendi com esta corretora que é pro activa na aprendizagem e inovadora quando comparada com o restante espectro nacional.
    Um bem haja aos "professores" Tiago e Marco e como nao poderia deixar de ser a activetrades principalmente ao Ricardo que é incansável.
    Abraço

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 11 / 12 / 2014 Reply

    Olá Yautja,
    A minha opinião é bastante suspeita nessa área, mas também me parece que a atitude da Activtrades nesta matéria é louvável. Em vez de incentivar o overtrading e a negociação de grandes lotes, como acontece em tantos outros locais, faz questão de que os seus clientes aprendam os princípios da negociação para serem clientes de longo prazo em vez de rebentarem as contas em dois ou três meses. Já tive oportunidade de lhes dizer que é de facto um pensamento de longo prazo que faz todo o sentido.

    Duarte,
    Não existe comissão de guarda de títulos, e a comissão de redistribuição de dados raramente é aplicável. Esta comissão de redestribuição é um custo que a NYSE-Euronext reflecte para permitir às corretoras oferecer aos seus clientes dados em directo, em vez do habitual delay de 15 minutos. Porque é que esta comissão não chega geralmente a ser aplicável? Porque pode ser rebatida pelos pontos que se vão ganhando sempre que se faz um negócio, e só os pontos que se ganham a abrir conta dão para alguns meses de comissão. Mesmo que se negoceie pouco, geralmente amealham-se pontos suficientes para não se pague a comissão.
    Abraço,
    Tiago

  • Anónimo 12 / 12 / 2014 Reply

    só quero agradecer-te tiago por divulgares a activ. Sem duvida imbativel para negociar accoes se compararmos com saxo, GB, e nem vou falar dos bancos…! Venho usando desde julho e o uncio ponto negativo foi a formação que deste/estas a dar ter sido mediante novo deposito (e portanto nao participo). De resto estou muito satisfeito. so faltava um cfd sobre o psi 🙂 abraço nuno

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 12 / 12 / 2014 Reply

    Obrigado Nuno. Quanto ao CFD sob o PSI, também tenho pena…. é uma questão de irmos pressionando em uníssono, pode ser que em breve o CFD seja disponibilizado 🙂
    Abraço

Deixe uma resposta