Acções do Banif vão desvalorizar fortemente nos próximos meses!!

Tiago Esteves
Agora que já captei a atenção do leitor, gostaria de pedir desculpa pelo sensacionalismo do título. O sensacionalismo não forma nem informa, principalmente quando é utilizado para deturpar o real conteúdo da mensagem. Ontem no jornal de negócios online vinha uma notícia onde se descrevia que a subida de 38% do Banif se devia ao anúncio de aumento de capital, dando a entender não só que um aumento de capital era algo que fazia subir acções mas também que o facto de inesperadamente este ter de ser de 1000 milhões em vez de 600 era mais um factor de ignição.

Fique bem claro, um aumento de capital é (geralmente) mau para os accionistas! Participar num aumento de capital é quase sinónimo de perdas financeiras no curto e médio prazo, no mínimo. Porque é que neste caso as acções subiram? Dois motivos poderão estar na origem:

1 – De facto neste caso o banco necessitava de um AC, a alternativa era a falência. Partindo-se do princípio que as acções poderiam ter já descontado algum risco de falência poderia gerar-se um alívio. Pessoalmente não creio nesta teoria.
2 – Manipulação financeira. Já viram como pode ser fácil manipular uma acção que movimenta diariamente o equivalente financeiro a um peugeot em segunda mão, valendo cada título o equivalente financeiro a uma pastilha elástica? Quem está interessado numa recapitalização BRUTAL do banco pode muito bem gastar 100 ou 200 mil euros a gerar uma falsa ilusão de salubridade, ilusão essa que se vem repetindo em diversos AC’s em Portugal.

Posto isto termino da forma que comecei, subtraindo-se o sensacionalismo. Penso que o Banif nos próximos meses irá de facto gerar fortes perdas, pelo que não será prudente arriscar uma entrada agora. Quem quer mesmo participar no AC, pelo menos espere para saber as condições do mesmo. Quem tiver títulos do Banif e amor ao dinheiro…. bem, eu nem hesitaria em vender… já!

Comment List

  • DS 19 / 12 / 2012 Reply

    Boas,

    Vindo da parte desse "jornal", já nada me admira.

    Das duas uma:

    – São ignorantes;
    – São charlatões.

    Cumpts.,

    Dax Speculator

Deixe uma resposta