Afinal o anunciado taper provocou euforia nos mercados…

Tiago Esteves
Vai-se lá compreender os mercados… nos últimos dias os jornais inundaram-nos com expectativas de pânico e com uma proximidade do fim do mundo financeiro devido à possibilidade real de os estímulos à economia Americana começarem a ser reduzidos. Essa redução veio a verificar-se efectivamente, sendo hoje anunciado pela FED que em Janeiro a compra de activos será reduzida em 10 mil milhões de dólares mensais. Foi igualmente anunciado que a taxa de referência será mantida próxima de zero enquanto o desemprego continuar acima de 6,5%. Ora, o mercado não fez por menos e reagiu em considerável alta a estes anúncios!

Não me pronunciei nos últimos dias relativamente a esta situação precisamente porque não fazia ideia sobre a forma como os mercados receberiam fosse qual fosse a decisão que surgisse desta reunião. Penso que só se pode tirar uma conclusão verdadeiramente sólida de todo este cenário: esqueçamos as notícias, esqueçamos o ruído. Ontem o gráfico ter-nos-ia dito que seria provável que tivéssemos hoje mais uma vela verde. Num bear market todas as notícias afundam as cotações, num bull market tudo serve para causar euforia. As pessoas são imprevisíveis, as tendências nem tanto…

Lista de Comentários

  • Rui Barradas 18 / 12 / 2013 Reply

    Boa noite.

    Espero o psi a abrir em alta.

    Cumprimentos

  • Rui Barradas 18 / 12 / 2013 Reply

    Faltou dizer em alta (6400) com volume a condizer 😀

  • FilipeBS 18 / 12 / 2013 Reply

    Sigo os mercados de forma sistemática há relativamente pouco tempo, mas concordo muito com a análise do Tiago. De facto, ainda na semana passada li uma pérola, salvoerro no Negócios. Depois de um dia negativo para os índices norte-americanos, o jornal afirmava que tal se devia ao facto dos investidores estarem a reagir negativamente aos sinais de melhoria da economia e de baixa do desemprego!!! Literalmente!!! Mais à frente explicava que a melhoria da economia poderia levar o tapering por parte da FED, e que isso estava a deixar os investidores receosos, etc, etc…
    É preciso muita ginástica mental para se sair com estas interpretações. O que tenho visto realmente é que os mercados (e/ou certos títulos) podem estar em modo de bull e bear, e que o comportamento diária tem uma fortíssima componente estocástica. Mas depois qualquer coisa é usada para justificar o comportamento do mercado.
    Abraço!
    Filipe

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 19 / 12 / 2013 Reply

    Olá Rui,
    Eu também o espero, mas já vi o psi abrir em alta depois de uma notícia semelhante para depois fechar no vermelho. Mas no médio prazo é positivo, pelo menos é menos uma pedra no sapato!
    Cumprimentos

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 19 / 12 / 2013 Reply

    Olá Filipe,
    É muito por aí, de facto 🙂 Temos de lembrar que os jornalistas financeiros ganham a vida a tentar encontrar justificações para os movimentos do mercado, de outra forma teriam uma tiragem extremamente baixa. E, verdade seja dita, as pessoas gostam de associar uma justificação aos movimentos do mercado. Sobretudo quando esses movimentos vão contra as suas posições! É uma forma de pensarem: "Epa, eu até estava certo, estes políticos é que me lixaram com isto do tapering!".

    Os mercados são muito disto, temos imensos intervenientes a tentarem procurar consolo psicológico para os seus erros em vez de procurarem ganhar dinheiro. E o jornalismo financeiro vai atrás…

  • FilipeBS 19 / 12 / 2013 Reply

    Sim!
    Por acaso, o que eu gostava que me explicassem é o porque da Jerónimo Martins estar em Bear há tanto tempo e não arrancar nem nesta altura globalmente boa no PSI20.
    Entrei longo a 14.5 acreditando que não devia descer muito mais até arrancar nesta nova vaga, mas para já nada.
    Além do mais, os fundamentais são bons, e há uma estratégia de expansão. Terão os investidores dúvidas quanto à estratégia de expansão?
    Ainda acredito que, mais tarde ou mais cedo, este investimento dê os seus frutos. Só espero é que pelo menos a acção não desça muito mais até finalmente arrancar.

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 19 / 12 / 2013 Reply

    A JMT está em clara tendência descendente depois daquele H&S bem definido. Os fundamentais não a tornam barata, da última vez que verifiquei estava com um per de 23. Não acho estranho ela estar a negociar em divergência, por muito potencial que tenha enquanto empresa. No último bear, todas desciam e a JMT subia alegremente 🙂

Deixe uma resposta