Análise à Navigator – Título volta a apresentar sinais preocupantes

Tiago Esteves

Em fim de semana de análise ao sector do papel, cortiça e derivados, deixo hoje uma análise à Navigator. Após ter recuperado de forma extraordinária de um padrão de inversão que ameaçava deitar por terra o ciclo ascendente da Navigator, o título parece agora ter entrado numa correcção de curto prazo à boleia de um movimento muito semelhante ao que a Mota Engil está a ameaçar iniciar. A quebra em baixa dos 4,285 euros apontava para uma projecção nos 4,06 euros, que foi já atingida nas duas últimas sessões da semana passada. Agora, apesar de poder dar-se um ressalto nesta zona, há que avaliar a possibilidade de o movimento descendente se expandir. O risco, de um ponto de vista estritamente técnico, passa pela ausência de stop losses até à zona dos 3,55 euros. Existem alguns no gráfico horário, mas como com a activação do padrão já estamos em bear mode naquele timeframe, o mais sábio passa por olhar para os timeframes mais elevados em busca de sinais de inversão de longo prazo.Análise à Navigator

Sendo os 3,55 euros o ponto de inversão, muito dificilmente lá chegaremos de uma forma tão linear como aconteceu na subida desde esse ponto até ao máximo anterior. Mesmo que estivéssemos perante uma inversão definitiva de tendência, pelo caminho deverão existir ressaltos ascendentes que substituirão os 3,55 como ponto de referência. Logo que tenhamos um ressalto suficientemente elevado para ser considerado um novo mínimo relativo, passaremos a ter a nossa referência para o médio prazo nesse ponto, e será aí que devemos deixar o nosso foco.

Sendo ainda demasiado cedo para se traçarem cenários hipotéticos, importa terminar dizendo que nada do que se viu até agora indica que o título esteja prestes a inverter a sua tendência. Para já, até provas em outra direcção, qualquer padrão de inversão de tendência (de descendente para ascendente) que surja no gráfico horário deve servir para reforçar ou refazer a posição. No entanto, não se esqueçam de seguir o conselho de Fernando Pessoa, e “esperar pelo melhor mas planear para o pior”.

_____________________________________________________________________

Aproveite a promoção de Black Friday – 20% de desconto no Curso de Introdução aos Mercados Financeiros (limitada às primeiras 10 inscrições)!

 

Deixe uma resposta