Análise Flash – BES

Tiago Esteves

Aqui fica mais uma análise Flash, desta vez ao BES (pedida pelo Ricardo e pelo Artur).
Estive a olhar para o histórico e é verdade que não encontrei nenhuma análise semanal ao BES, por isso parece-me justo abrir uma excepção neste caso:)

Como nunca a analisei a fundo, haveria certamente bastante a dizer. Mas, cumprindo as regras das análises flash, vou-me apenas concentrar no factor que salta mais à vista: o canal descendente. À semelhança do BCP, encontra-se a negociar num canal descendente. Embora este não seja tão bem definido, merece esse título. Como todos os canais descendentes fiáveis, os toques mais sólidos acontecem na base. Actualmente encontra-se a negociar na base do canal, podendo acontecer um ressalto a qualquer momento.

Bem, pode acontecer o ressalto mas eu não meteria dinheiro nisso. Porquê? Porque está a negociar em mínimos, apresenta uma fraqueza notória nos últimos dias (com volumes exacerbados na queda) e é muito complicado negociar bases de canais. A cada dia que passa, essa base foge mais alguns cêntimos. A cotação pode fazer o mesmo, sem nunca quebrar essa base! Ou seja, sem nunca inviabilizar o canal em si. E depois ou saímos sem se dar a quebra (e para isso mais vale não entrar) ou aguentamos. E aguentar sob uma linha que foge diariamente do nosso ponto de entrada não me parece sensato.

Tal como em tantos outros títulos, o mais sensato é mesmo meter as mãos ao bolso e aguardar pacientemente. A tendência principal está bem definida, nada nos leva a crer que isso se alterará em breve. Pelo contrário, os últimos dias têm sido prova de que muito há ainda para resolver e, quem sabe, para cair (mas sobre isso escreverei outro post). Cautela, muita cautela. Tanto nas tentativas de adivinhar fundos como nos ressaltos de bear market. Ambos podem causar danos irreparáveis…

Comment List

  • Bruno 03 / 03 / 2009 Reply

    Aquilo que mais gosto nas tuas análises é a tua opinião sobre o que tu fazias com o teu dinheiro em relação ao activo em causa.

    Tiago, anda toda a gente a falar num ressalto violento, qual a tua opinião?

    O Fogueiro fala nos 500 – 550 pontos no SP500, tens alguma opinião sobre isso?

    E já agora eu lembro-me de ver um gráfico teu do SP500 desde 19?? em que traçaste uma lta, podes dizer onde é que isso está?

    Obrigado e continua com o bom trabalho.
    O clubeinvest era tão fixe… agora tem lá meia duzia de esperto e uma pessoa que sabe o que diz, o bluexip.

    PS. Olha que não foi só o BES que nunca teve uma análise.

    Um abraço
    Bruno

  • Ricardo Tavares 04 / 03 / 2009 Reply

    Caro Tiago,

    muito obrigado!

    Abraço e boas férias!

    Ricardo Tavares

Deixe uma resposta