Análise Flash – Galp

Tiago Esteves

Sendo este um dos meus títulos favoritos, não podia deixar de lhe fazer uma curta análise neste momento em que inúmeros stops são disparados. Tal como eu tinha dito anteriormente, não se pode considerar que a resistência tenha sido quebrada. Os volumes no dia da suposta quebra forma miseráveis, mesmo a evidenciarem um falso break. Além disso, os 3% de margem de segurança não chegaram a ser atingidos. Na minha opinião, será uma vez mais à LT que caberá a última palavra. E se as cotações tocarem lá, reforçarei a minha posição. Até prova em contrário, todos os retracements à linha são uma oportunidade de entrada.

Só mais uma palavrinha em relação à “invasão” da resistência. Quantas vezes eu não tenho dito em variadas análises que “o primeiro sinal de força surgiu no momento X, quando a resistência não conseguiu impedir o seu avanço. A retracção que daí aconteceu só veio dar fôlego à derradeira quebra”. Mas isto, são só teorias 🙂
(e a minha teoria mantém-se do lado da quebra ao terceiro toque)

Disclaimer: Tenho em carteira Galp. Mesmo que involuntariamente, este facto poderá deturpar a forma como olho para ela e retirar rigor à minha análise

Comment List

  • Daniel 08 / 06 / 2009 Reply

    Olá Tiago, cá estou eu novamente, agora deste lado (Galp). Tiago, já tive oportunidade de testemunhar por diversas vezes a tua admiração por esta acção, embora, segundo dizem os livros nunca se deva ter sentimentos pela acções, a verdade é que também esta me diz qualquer coisa de especial, foi ela que me empurrou para os mercados financeiros (via OPV), com ela as coisas correram muito bem, o pior veio depois com a inexperiência a levar-me para perdas significativas, enfim, o melhor é não falar mais nisto, verdadeiramente nos mercados sinto-me há pouco tempo, pois foi quando decidi dedicar-me com algum sentido aos mesmos, embora ainda perceba pouco, certo é que já vou sentindo alguma evolução…bem mas não foi isto que me trouxe cá, o que verdadeiramente me trouxe cá foi a situação interessante em que a Galp se apresenta e tendo em conta as tuas excelentes analises, fui tentado (não fui obrigado) a entrar nela, junto àquela Lta que tem servido de suporte durante este movimento ascendente. Convencido que não compraria, pelo menos hoje, decidi dar uma ordem de compra a 10.51 (quase no mínimo da sessão) o que foi muito bom, agora é de esperar a reacção à Lta a ver se se comporta como de costume e esperado e se assim for, optimo. Depois do fecho, não resisti e vim logo ao teu blogue reanalisar a tua analise para ver onde tinhas colocado o teu stop e verifiquei que o mesmo se encontra muito próximo do fecho de hoje +-1%, o que leva a querer que facilmente será atingível, ora para quem acabou de entrar a probabilidade de sair já de caminho é muito elevada, que me dizes a um stop um pouco mais distante, diluindo o rácio de lucro/perda? Parece-me a mim que também na tua analise não previas um ida à Lta tão rápida, estarei enganado?
    Abraço.

    Daniel Sousa.
    (Dansousa)

  • Tiago Esteves 08 / 06 / 2009 Reply

    Olá Daniel,

    Felizmente eu sou bastante versátil e a minha admiração tanto serve para entrar longo como para shortar. Ainda assim, já cometi erros crassos com ela.
    Bem, a tua entrada foi muito boa, mesmo em mínimos. Eu também aproveitei a descida para reforçar, poucos cêntimos acima de ti.

    Realmente, a questão que colocas tem toda a pertinência. Como já deves ter visto no Caldeirão, a LTa que eu apresentei tinha um ligeiro erro. Era uma linha de teste, gravada sem querer. Por esse motivo, vou utilizar uma estratégia bi-partida. Um dos stops, o que é relativo à posição hoje adquirida, ficará no local previamente assinalado. Isto permite-me ter uma perda quase residual nesta posição hoje adquirida, caso as coisas não evoluam favoravelmente amanhã.

    O resto da posição será stopada na quebra do anterior mínimo relativo, ligeiramente acima dos 10€. De qualquer forma, não espero que amanhã seja quebrado o mínimo de hoje, mas depressa descobriremos isso:)

    Abraço,
    Tiago

  • Daniel 08 / 06 / 2009 Reply

    Olá Tiago,

    Obrigado pela (mais uma vez) pronta resposta, realmente também considerei uma boa entrada (como disse nem estava à espera que conseguisse), de qualquer forma só amanhã ou depois saberemos se realmente o foi, espero que mais uma vez a razão esteja do teu lado e que as coisas corram como "planeado", é certo que a posição representa uma pequena % da minha carteira mas de qualquer forma sempre será melhor ganhar do que perder e sempre será melhor pouco que nenhum, para além disso, também aproveito para fazer aquilo que mais quero….aprender….e se puder juntar o útil ao agradável (aprender e ganhar) óptimo…
    Bem, vamos então esperar para ver o que sucede amanhã e espero sinceramente que o mínimo de hoje não seja quebrado para não ser forçado a fechar a minha posição.

    Abraço

    Daniel Sousa.

Deixe uma resposta