Análise semanal – Galp

Tiago Esteves

Encerrada a primeira votação para a análise da semana, temos a Galp como primeira vencedora. Posso dizer com alguma parcialidade que me agradou a escolha de quem votou, já que a Galp é uma empresa tecnicamente muito certinha, está dentro de uma lista de acções a que eu chamo de ATístas.
Desde a minha última análise à Galp, a leitura que havia sido feita acabou por concretizar-se. Abaixo dos 14 havia um espaço por preencher e só o suporte dos 11 travou as quedas. Como esperado, teve uma óptima reacção ao suporte e subiu. Pelo caminho foi delineando uma LTd de médio prazo (azul bebé), que acabou por ser quebrada. Foi re-testada na reacção descendente de curto prazo, mostrando-se inviolável.
Para a próxima semana aguardo um ataque aos 14, que será a primeira prova de fogo para este momento de subida. Perto dos 14 tenho uma ordem de entrada curta, pois mesmo havendo quebra não será à primeira tentativa. O volume decrescente é o primeiro sinal de que esta reacção de subida pode ter os dias contados. Muito provavelmente, ao chegar aos 14 irá reagir de encontro ao pequeno e recente suporte nos 12 e à tal LTd entretanto quebrada.
Caso isto se verifique, temos dois cenários possíveis. Ou desce até aos 11 e testa novamente o suporte, ou vai aos 14 e quebra em alta aquela zona de resistência.
No que diz respeito ao longo prazo, estamos numa zona de incerteza. Considerarei como sinal de força a quebra da zona de resistência com volume (14,6). Se isso acontecer, o próximo alvo é os 17. Como sinal de fraqueza, a quebra dos 10,8, que depois dos sucessivos testes e da excelente reacção ainda se tornou mais importante.

Deixo uma lista de empresas que poderão ser analisadas na próxima semana. Já sabem, se quiserem alguma que não esteja na lista, é só pedirem na forma de comentário que eu acrescento à lista.

One Comments

  • JP 24 / 08 / 2008 Reply

    Olá, Tiago!

    De facto a Galp está a fazer ping-pong entre estes 2 valores com alguma amplitude para bons ganhos. No entanto, se verificares, todo o sector energético está em forte recuperação, quer no mercado americano quer mesmo até no no PSI com a EDPR, por isso é prudente haver algum cuidado neste tipo de apostas.

    Na passada sexta-feira o XLE e o USO acabou por inverter um pouco os ganhos, logo espera-se alguma correcção na galp esta segunda feira. No entanto, como referi nunca é demais astar atento a estes ETF`s e saber qual é a sua direcção.

    Abraço e continuação com as excelentes análises.

    Vou Votar JMT 🙂

    Abraço
    JP

Deixe uma resposta