Auditor fixa em 0,329 euros preço a pagar a acionistas por saída de bolsa da Cipan

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

O auditor nomeado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) fixou em 0,329 euros o preço a pagar aos acionistas pela saída de bolsa da Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos.

“Tendo em conta as análises efetuadas, somos de opinião que a oferta de aquisição se deverá realizar ao preço de 0,329 euros”, refere o auditor no relatório que a CMVM cita em comunicado.

O regulador acrescenta que “o procedimento relativo ao pedido de perda da qualidade de sociedade aberta não se encontra ainda concluído”.

A CMVM solicitou em 29 de março à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas a nomeação de um auditor independente para fixação de uma contrapartida mínima, no âmbito da saída de bolsa da Cipan.

Numa nota divulgada na altura, a CMVM diz que será fixada uma contrapartida mínima “pela aquisição das ações pertencentes aos acionistas que não tenham estado presentes ou representados ou votado favoravelmente na assembleia-geral” que deliberou a “perda da qualidade de sociedade aberta”.

Esta decisão surge por as “ações da Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, SA não estarem admitidas à negociação em mercado regulamentado”, e devido ao “facto de o valor oferecido resultar de negociação particular, circunstância que (…) faz presumir a natureza não equitativa da contrapartida fixada com base naquele valor”.

Em 05 de março, os acionistas da Cipan aprovaram, em assembleia-geral, a saída da empresa de bolsa, com a maioria dos votos (224.417), o correspondente a 91,7% do capital social.

Na sequência do requerimento da Lusosuan SGPS, que detém uma participação qualificada correspondente a 22.441.722 ações, representativas de aproximadamente 91,78% do capital social da Cipan, os acionistas foram convocados para a reunião magna que tinha como ponto único da ordem de trabalhos “deliberar sobre a perda da qualidade de sociedade aberta”.

CSJ (PL/ICO/ALU) // ATR

Lusa/fim

Deixe uma resposta