Aumento de capital do Banif – conhecido o factor de rateio

Tiago Esteves

Foram hoje publicados pela CMVM os resultados do aumento de capital do Banif, tendo a procura superado a oferta em cerca de 60%. Significa isto que além das 10 mil milhões de acções oferecidas ainda foram solicitadas mais 6 mil milhões.
Terá assim de se proceder a um rateio com factor de ponderação de 0,618. Desta forma, e como exemplo, quem pediu 100 mil acções receberá 61800.
Curiosamente o preço, quase que por milagre, mantém-se suportado acima dos 5 cêntimos. Pergunto eu: quem teria interesse em comprar acções a 5 cêntimos, podendo-as comprar a 1? Exacto, o banco e os actuais accionistas maioritários! Porquê? Porque estão dependentes do sucesso da operação e desejam intensamente que esta seja um sucesso. Ao suportarem o preço afastam os receios de um negócio que é, no mínimo, muito arriscado. Se a minha teoria da conspiração estiver correcta, assim que terminar o prazo para a subscrição das obrigações o preço cai em flecha! A minha aposta vai para os 80% de quebra até Agosto, face ao preço actual… Espero estar enganado, significaria isso que muita gente iria enriquecer nas próximas semanas.
Seja como for, boa sorte a quem está dentro e ao Banif…

Deixe uma resposta