BANIF – Análise Semanal

Tiago Esteves
O vencedor da sondagem semanal foi o Banif. Motivo de escárnio e utilizado para os exemplos mais negativos durante alguns anos devido à sua trajectória descendente, o Banif começa aos poucos a parecer dar sinal de vida. Os sinais fundamentais de recuperação ainda parecem longe do horizonte, mas geralmente isso não é motivo suficiente para impedir um título de subir. Veja-se o caso recente da dívida da República Portuguesa, vista como lixo por todas as agências alegadamente entendidas no assunto e com o seu mercado de referência a subir de forma relativamente consistente desde meados de 2012… Não posso ainda assim deixar de ressalvar que o Banif mantém claramente a necessidade de financiamento e que mais cedo ou mais tarde fará provavelmente novo aumento de capital.

O que é certo é que as obrigações do Banif 7,5% 2016 cotam actualmente a 103,5% e as 5% 2016 cotam ao par, o que indica que a percepção de risco que o mercado tem do banco desceu consideravelmente nos últimos meses. Recordo que ainda em Setembro as obrigações 7,5% cotavam a 97%! Significa isso que quem compra agora está disposto a pagar um prémio de 6,5% face a Setembro para ter o privilégio de levar as obrigações até 2016… Isto seria algo inimaginável há uns meses, sobretudo considerando que estamos a falar de uma instituição que converteu o reembolso de um talão obrigacionista em acçõe,s a um valor 5% abaixo do par!

Deixemo-nos de reflexões e passemos à objectividade da análise técnica. Como tive oportunidade de referir no update publicado no último dia do ano passado, quando a análise técnica nos dá de forma clara sinais de inversão não podemos ser preconceituosos! Da mesma forma que o Head & Shoulders  activado pela Jerónimo Martins em Julho do ano passado impediu muita gente de a shortar porque se dizia na altura que ela chegaria em breve aos 20 euros devido aos seus fundamentais, um fundo activado no Banif não pode ser olhado de forma suspeita só porque este banco está ou esteve em risco de falência! O volume é forte, muito forte nas últimas sessões, o que indica que o mercado tem fé nesta recuperação. E quando assim é, quem sou eu para me manifestar contra…

Estou portanto bullish no Banif e assim continuarei até que a cotação quebre eventualmente em baixa o suporte do cêntimo. Considero no entanto que a actual zona não oferece segurança suficiente para se arriscar uma entrada. Estamos muito longe da zona de suporte e os pontos intermédios definidos entre Agosto e Outubro do ano passado, marcados pela bizarria negocial, dificilmente têm valor psicológico suficiente para servir de grande referência. A referência psicológica neste momento é a base da vela recente mais forte, ou seja, os 1,15 cêntimos. Uma retracção até essa zona não será de estranhar e poderá conferir uma boa oportunidade de entrada para quem quiser um long shot, dada a aproximação ao suporte mais físico. Outra alternativa seria a entrada após breakout da resistência, situado nos 1,4 cêntimos.

Quem entra agora deve ter bem presente que o Banif dificilmente subirá 500% em meia dúzia de dias por cotar a valores microscópicos. Este banco terá um longo e tortuoso caminho pela frente e não será a ordem de grandeza da sua cotação que irá encurtar a recuperação. Ainda assim, está claramente no bom caminho, e enquanto for superando resistências com volume não há muito a temer…

Comment List

  • José 23 / 01 / 2014 Reply

    Bom dia Tiago Esteves.
    Aprecio muito a sua análise.
    Mantém a sua posição bullish no Banif ou iniciou um scaling out, conforme aconselhou na análise ao PSI20?
    Eu próprio tenho posição longa aberta no Banif e gostava de saber se mantém essa sua decisão.
    Obrigado.

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 23 / 01 / 2014 Reply

    Olá José,
    O meu scaling out foi feito em algumas cotadas na semana passada, quando fiz referência a uma carteira demasiado ofensiva (a analogia à equipa de futebol). Sair agora do Banif pode não fazer muito sentido por estarmos a entrar em zona de suporte.

  • Mário 14 / 02 / 2014 Reply

    Olá Tiago.

    Acha que existem indícios para crer que o Banif tem tendência Bull no longo prazo?
    No curto parece-me que está bear, não só por ter cada vez menor volume e ligeira tendência de queda, mas também por se aproximar um aumento de capital.

    Desde já obrigado.

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 14 / 02 / 2014 Reply

    Até ver, o Banif mantém tendência de alta. O facto de ter volumes decrescentes é bom sinal, é sinal que a descida se deve à apatia. Seria preocupante se os volumes fossem elevados durante a queda. Enquanto estivermos acima do suporte no 1 cêntimo não há muito a temer

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 14 / 02 / 2014 Reply

    Até ver, o Banif mantém tendência de alta. O facto de ter volumes decrescentes é bom sinal, é sinal que a descida se deve à apatia. Seria preocupante se os volumes fossem elevados durante a queda. Enquanto estivermos acima do suporte no 1 cêntimo não há muito a temer

  • Anónimo 28 / 02 / 2014 Reply

    Boa tarde Tiago Esteves,
    Poderia dar uma opiniao sobre o comportamento do banif desde 14 de fev
    vale apena esperar?
    muito obrigado
    joao

Deixe uma resposta