Banif – Subscrição de obrigações foi um fiasco

Tiago Esteves
O título diz tudo – a subscrição de obrigações do Banif foi um fiasco, apenas foi subscrito 26% do total disponível. Recordo que todo o aumento de capital está dependente do sucesso deste processo pelo que não sei se a baixa adesão às obrigações poderá ser suficiente para uma anulação das novas acções.

Confesso que estes resultados me espantam um pouco, já que sempre considerei as obrigações a única parte interessante da oferta. Pelo menos a “mais segura”. Enfim, veremos o que acontece no próximo episódio desta novela 🙂 Ficam abaixo os resultados, enviados pelo Banif à CMVM.

Comment List

  • Fénix 29 / 07 / 2013 Reply

    Boa noite Tiago,

    O AC foi um sucesso para o Banif.

    Para quem comprou as acções e obrigações só mais á frente se saberá se também terão sido um sucesso…

    O banif precisava apenas de vender uma obrigação para que o AC fosse validado.

    O Banif se tivesse interesse em vender mais obrigações teria desenhado uma estratégia de comunicação de outra dimensão, teria também dado mais do que 3 dias para a aquisição das respectivas obrigações.

    Penso que as acções ( compradas agora no AC a 0.01€) a médio prazo poderão ter sido um excelente negócio , se vier a um ou mais investidores da América do sul como se perspectiva.

    Enfim, apenas a minha opinião.

  • Tiago Esteves 30 / 07 / 2013 Reply

    Olá Fénix,
    De facto o Banif considerou a operação um sucesso e o processo vai mesmo seguir em frente (só vi a confirmação deles depois de escrever o post).
    Mas isso não a torna um sucesso. Espanta-me muito que os maiores accionistas não tenham aderido em massa às obrigações! São 7,5% ao ano, muito mais do que o BES ganha nos créditos à habitação duvidosos que faz.
    Esta retracção deles só me leva a pensar que há risco de falência e que há algo escondido que o público em geral ainda desconhece.
    Quanto à entrada de capital estrangeiro, duvido pelo mesmo motivo. Podiam ter entrado agora, não o fizeram. Provavelmente porque esperam comprar mais abaixo. Enfim, espero estar enganado.
    Abraço

  • Anónimo 01 / 08 / 2013 Reply

    50% de lucro, as 9h30 de dia 31 Julho. Um excelente negócio. Aguardo nova análise sobre o Banif.
    (Agressivo Inc)

  • Tiago Esteves 02 / 08 / 2013 Reply

    Caro Inc,
    É verdade, a operação foi um sucesso financeiro para quem subscreveu as acções e já as vendeu. Mas também o podia ter sido uma ida ao casino, com all in no vermelho.
    O aleatório leva à ruína no longo prazo.
    Cumprimentos,
    Tiago

Deixe uma resposta