Bankia a despertar interesse na bolsa Espanhola

Tiago Esteves
Depois de em 2012 o Bankia quase ter atirado a economia do país vizinho para a bancarrota, o banco tem vindo aos poucos a recuperar-se e a retornar o interesse estratégico. Um artigo recente do Diário Económico faz uma curiosa comparação entre a abordagem do estado Espanhol ao Bankia e a do estado Português ao BES. Apesar de, na minha opinião, ser ingrata a comparação, não podemos deixar de concordar que a abordagem Espanhola parece ter corrido muito melhor! A verdade é que, depois de uma quebra  no valor superior a 99% em menos de um ano, e depois de o estado Espanhol ter revendido uma parte da instituição nacionalizada aos investidores, o Bankia está novamente a despertar cobiça. Tendo o estado até 2017 para sair da instituição, o interesse do estado em que os títulos continuem a subir é obviamente enorme! Nesse sentido, a distribuição de dividendos deverá regressar já no próximo ano, o que poderá contribuir para o aumento da procura por parte dos privados.

Tecnicamente o Bankia também não está nada mal. Apesar de ter quebrado a LT que vinha a acompanhar a sua recuperação, parece estar agora em fase de acumulação, entre uma zona de suporte e uma zona de resistência. Estando a cotação actualmente mesmo em cima da zona de resistência, o meu plano passa por aguardar pela definição. Ou faz o breakout e eu compro acima, ou retrai à zona de suporte e eu tento aí a entrada (com o ponto de saída abaixo). Seja como for, e colocando os preconceitos de lado, parece-me um título para continuar a acompanhar com interesse!

Disclaimer
Todos
os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não
devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e
vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade
ou profissional certificados pela CMVM

Comment List

  • Anónimo 22 / 09 / 2014 Reply

    Quando até o "lixo" começa a subir… o que é que faltar comprar mais?!!!

  • Daniel Pires 22 / 09 / 2014 Reply

    O sector Bancario em Espanha tem estado na minha mira, no entanto O bankia nao consegue sair da faixa de lateralização que ja dura ha alguns meses… O unico titulo que ja deu sinal de compra é sem duvida o Caixabank (penso que é acionista do BPI) que ja rompeu a lateralização e actualmente esta a fazer um pull ao actual suporte que pode originar boas compras pois o target é sem duvida apetitoso (5.5€)sendo o stop 4.625 o que da um risco ganho sem duvida interessante…. unico senao (maximos relativamente pertos) e o IBEX a realizar um duplo topo de curta duração o que podera pressionar este tipo de titulos…

Deixe uma resposta