BCE pode vir a dar mais informação sobre subida de taxas de juro – Benoît Coeuré

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

O membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE) Benoît Coeuré afirmou que a instituição de supervisão europeia poderia dar mais informação sobre as próximas subidas de taxas de juro, embora seja inadequado publicar uma previsão numérica.

Num discurso realizado em Berlim, Alemanha, Coeuré considerou que, caso as condições o permitam, pode acontecer que o Conselho de Governadores do BCE “dê mais informação” sobre o ritmo de subida das taxas de juro, mas nunca de “uma forma tão precisa” como faz a Reserva Federal (Fed) ou outros bancos centrais.

“Na zona euro, penso que os riscos de publicar uma estimativa numérica precisa sobre o ritmo do crescimento futuro das taxas de juro ultrapassa os benefícios”, esclareceu Benoît Coeuré.

Em junho, o BCE decidiu comunicar que espera que as taxas de juro se mantenham nos níveis atuais até pelo menos ao verão do próximo ano.

Pode ser que seja necessário oferecer mais informação do que a que é disponibilizada até agora em relação ao ritmo das subidas dos juros, segundo Coeuré, uma vez que atualmente é difícil de prever a inflação e a política monetária de alguns bancos centrais entrou em “águas desconhecidas”, com a descida do preço do dinheiro para 0%, a compra de grandes quantidades de dívida e injeções de liquidez.

JS // CSJ

Lusa/Fim

Deixe uma resposta