BCP – Análise Semanal

Tiago Esteves
O vencedor da sondagem semanal foi o BCP. Desde a última análise que lhe fiz, em Agosto deste ano, pouco mudou na minha opinião. O banco mantém-se numa longa caminhada em forma de consolidação e ainda não é possível antecipar um eventual breakout.

Tecnicamente o BCP é uma dor de cabeça para mim já que despreza totalmente o padrão de mínimos e máximos relativos, o meu guia de negociação. Segue no entanto com algum rigor padrões técnicos, suportes e resistências! Um possível cup & handle tem-me feito vigiar atentamente o título, na esperança de um breakout ascendente. Infelizmente, à medida que o tempo vai passando, vão-se desvanecendo as minhas exigentes expectativas no que respeita a essa possibilidade.

Decidi redesenhar a zona de resistência, ajustando-a ao
período temporal mais próximo e tornando-a assim mais válida do ponto de
vista psicológico. Mesmo que deixemos de considerar como válida a activação do cup & handle podemos ainda assim contar com uma subida considerável caso esta zona de resistência seja quebrada em alta. Até à zona dos 32 cêntimos não existe qualquer resistência adicional e a que existe nesse ponto é já tão antiga que não merece muito mais do que uma simples referência.

Dito isto, parece-me provável do ponto de vista técnico que o caminho no longo prazo seja para cima. A tendência fortemente descendente que marcou o período 2007-2012 parece ter finalmente estagnado e a quebra da resistência assinalaria em definitivo o bull mode do BCP. Até que tal aconteça parece-me precoce arriscar uma entrada (até porque estamos a 5% de distância desse marco), já que não será ainda de descartar nova retracção à zona dos 8 cêntimos no curto/médio prazo.

Comment List

  • Rui Barradas 06 / 11 / 2013 Reply

    Caro Tiago,

    Está a mostrar força! Não acha que esta golden cross indicia um caminho positivo ou ainda espera a quebra?

    Cumprimentos,

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 07 / 11 / 2013 Reply

    Olá Rui. Estamos tão perto, mais vale esperar pela quebra. O golden cross em Portugal é um indicador de salubridade mas infelizmente não tem o poder preditivo que tem nos US.
    Cumprimentos

Deixe uma resposta