BCP – Análise Semanal

Tiago Esteves
O BCP foi o grande vencedor da análise semanal. E outra coisa não se esperava, depois de uma subida de 40% após o breakout! Tendo o BCP vindo a ser exaustivamente analisado nos últimos meses, vou-me focar hoje sobretudo no curto prazo, que será o timeframe mais importante para quem está actualmente dentro (para uma contextualização de longo prazo ver a última análise semanal).

No curto prazo, e como já referi, o breakout da zona de resistência foi absolutamente explosivo. Confesso que não estava à espera de uma reacção tão violenta, apesar de esperar uma subida rápida de uns 15 ou 20%. Estas reacções geralmente são tanto mais bruscas quanto maior for a tensão acumulada e neste caso havia tensão acumulada em redor do marco dos 11,5 cêntimos pelo menos desde o início de 2013!

A pergunta do dia será: “E o que esperar do seu comportamento futuro?”. Já o disse e repito, depois do breakout fiquei bullish no BCP e estou dentro desde essa altura. Não existem quaisquer resistências acima do actual valor, o que lhe confere uma grande liberdade de movimento, mas não existem também suportes de relevo próximos, o que condiciona a negociação por falta de referências.
Uma correcção a estes níveis não será de descartar, já que é normal assistirmos a uma tomada de mais-valias quando ocorre uma subida muito brusca, e a falta de resistência obriga a que estas tenham de vir a ser criadas. Por outro lado, as subidas bruscas dão nas vistas, o que traz mais intervenientes para o mercado.

É totalmente impossível para já tentarmos antecipar onde abrandará este movimento. Não há indicador que no-lo diga, e uma saída precoce só porque já subiu demais poderá condicionar todo o potencial de lucro. Só por curiosidade, para os amantes de indicadores, o BCP está sobrevendido desde o dia do breakout! Quem desse demasiada importância a esses indicadores nunca teria comprado no breakout.

No que me toca, o que farei? Diz-se em Wall Street que não se deve virar costas a um lucro rápido. Eu concordo, mas também concordo com o adágio que defende a não limitação dos ganhos. Então, o que faço nestas situações? Geralmente meto um stop que me permita trancar uma parte do lucro mas que permita ainda assim a livre oscilação do mercado. Temos actualmente um ténue suporte nos 14,2 cêntimos e será essa zona a minha referência em termos de stop. É distanciada o suficiente da zona de cotações para permitir ao mercado respirar (13,2%) mas lucrativa o suficiente para não incorrer num golpe psicológico em caso de inversão (20%).

Como já referi muitas vezes, eu sigo uma estratégia muito pessoal e adaptada ao meu processo e timeframe de negociação, que não se adapta certamente a grande parte dos investidores. Não deve por isso ser replicada, apenas a partilho para satisfazer a curiosidade de quem mo pergunta com alguma regularidade. Existe ainda outra alternativa, talvez mais viável para quem não aguente um potencial de perda de 13%. É o scaling out da posição, estratégia que eu tantas vezes abordo nos workshops. Neste caso em concreto a estratégia consistiria num alívio parcial da posição (25%, 50%, depende) nesta zona ou um pouco mais acima, reduzindo-se o montante total exposto até uma zona de maior conforto psicológico.

Estratégia que não deve ser seguida é a venda total da posição “só porque já subiu muito”. Nunca se sabe até onde se pode prolongar um movimento bullish, e ver uma posição que vendemos continuar a subir depois da nossa decisão é quase tão doloroso e marcante a nível psicológico como ver cair uma posição que acabamos de comprar. Não se brinca com a psique da negociação!

Lista de Comentários

  • FilipeBS 22 / 12 / 2013 Reply

    Uma pergunta:
    Se o Tiago ainda não tivesse posição no BCP, o que faria? Comprava a preço de mercado na abertura já desta segunda-feira, ou espereva uns dias por uma eventual correcção para comprar a preços um pouco mais baixos na ordem do 0,14-0,15?

  • Festas Açores 22 / 12 / 2013 Reply

    obrigado mais uma vez pelo seu comentario.
    eu pessoalmente visto ainda estar a recuperar do tombo que minha carteira sofreu vou aproveitar as mais valias e meter um stop nos 0,160 e comprar mais abaixo.

    como tem acontecido se bcp corrigir acredito que nao chegue ao meu ponto de stop, obrigado

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 23 / 12 / 2013 Reply

    Bom dia! Pessoalmente, quando acredito na possibilidade de correcção prefiro vender logo do que deixar um stop demasiado apertado. Geralmente isso só serve para nos fazer diminuir o lucro potencial.
    Cumprimentos

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 23 / 12 / 2013 Reply

    Olá Filipe,
    Peço desculpa pela demora na resposta, o comentário ficou preso na caixa spam.
    É uma boa questão…Não entraria nesta zona, uma entrada agora pode ser pesarosa. Uma coisa é subtrair 13% a um lucro arrecadado de 40%. Outra coisa (em termos psicológicos,financeiramente é igual) é entrar agora e ter uma perda de 13%. Fá-lo-ia se a zona de stop fosse sólida, mas não é o caso. Neste caso parece-me essencial esperar por uma aproximação à zona de suporte para arriscar aí uma entrada.
    Cumprimentos

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 23 / 12 / 2013 Reply

    Aproveito para acrescentar que existe um pequeno suporte nos 15,2 cêntimos,zona que marca o fim do padrão de consolidação e o gap up. Se estivesse fora poderia tentar uma entrada com parte da posição, uma pequena parte, numa eventual retracção a essa zona

  • Filipe 23 / 12 / 2013 Reply

    grande descida agora no bcp …. minha ordem de venda 0,17 nao chegou a tempo, foi rejeitada…..

  • Anónimo 25 / 12 / 2013 Reply

    Boa-noite, Sr. Tiago Esteves

    BCP é boa opção comprar amanhã na abertura do mercado, ou esperar por uma eventual correção que possa acontecer nos próximos dias?

    Obrigado!

    Cumprimentos
    Fernando Santos

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 25 / 12 / 2013 Reply

    Olá Fernando,
    Pessoalmente considero entrar no BCP demasiado perigoso nesta fase, antes de uma correcção que aproxime o preço de uma zona de suporte. Mas isso depende totalmente do estilo de negociação!
    Cumprimentos

  • Anónimo 26 / 12 / 2013 Reply

    Boa-noite, Sr. Tiago

    Aproveito desde já para agradecer a sua pronta resposta ao meu anterior mail.
    Vou tentar expor brevemente a minha situação para tentar perceber o meu eventual "estilo de negociação".
    Comprei BCP em 03Abr.13 a 0,083 e vendi em 20Dez.13 a 0,1622, ou seja, com uma valorização de 95,42%. Neste momento, a minha intenção é investir somente a mais-valia obtida e com isso estar disposto a assumir perdas/correções que possam acontecer nos próximos dias. Sem dúvida que as suas excelentes análises técnicas são extremamente úteis, porque a minha "técnica" de investimento chama-se "feeling". Perante o atrás exposto, considera arriscado comprar amanhã na abertura ao melhor preço?

    Obrigado!

    Cumprimentos
    Fernando Santos

Deixe uma resposta