BCP com reacção agridoce após apresentação de resultados

Surfaratendencia

O BCP apresentou ontem os seus resultados anuais, bem como uma série de medidas extraordinárias a implementar como parte do seu plano de reestruturação que visam diminuir os rácios cost to income. O mercado reagiu hoje positivamente, ainda que o entusiasmo matinal tenha dado depois lugar a uma reacção de cautela que trouxe a cotação novamente até pouco acima do nível de fecho do dia anterior. Começando por esta visão micro, no gráfico de 1 hora assistimos à aproximação a uma zona de suporte técnico sem grande relevo, que pode não ser suficiente para deter esta retracção. A zona-chave neste timeframe situa-se nos 28,85 cêntimos, e a sua quebra em baixa poderá causar uma pesada retracção de curto prazo. Para já, mesmo neste timeframe, a situação continua a ser positiva, até por se ter quebrado o padrão de lower-highs que se vinha a formar.

Já no gráfico diário, a situação continua bastante positivista, à semelhança do que tem ocorrido nos últimos meses. Recordo que o sinal de compra de um ponto de vista técnico no BCP ocorreu há 11 meses, e que desde então o título já subiu 80%. No gráfico diário, os sinais de fuga são mais difíceis de identificar do que no 1H, já que faltam ao médio prazo pontos claros de mínimo relativo. Apesar dos 36% de distância, o ponto de inversão continua a ser para já a marca dos 19,84 cêntimos. Como ponto de scaling out, elegeria para já o suporte-chave assinalado no gráfico horário, se bem que dada a sua fraca relevância técnica para o médio prazo o scaling out não deva superar neste ponto os 25%.

Em jeito de conclusão, importa recordar que apesar das anunciadas fraquezas técnicas, o título já subiu 140% desde mínimos e continua a dar sinais de força. Se ter BCP será a aposta ideal para quem quer uma carteira mais conservadora? Tenho dúvidas… mas para quem tem noção dos riscos de transacionar um título naturalmente alavancado e sabe o que está a fazer, e até que os sinais de força desapareçam, não vejo para já motivos para abandonar o barco.

_____________________________________________________________________

 

 

Deixe uma resposta