BCP – Inversão ou consolidação?

Tiago Esteves
O vencedor da mini-sondagem para o update diário foi o BCP. Após ser a revelação do final de 2013, a subida de 75% do BCP está agora a mostrar sinais de hesitação. Mas, como tive oportunidade de referir vezes sem conta, esta correcção tinha tanto de inevitável como de fundamental. Nenhum bull market é feito somente de subidas, nenhum bear market é feito somente de descidas… Era demasiado fácil se assim fosse! A grande questão é: será esta uma pausa natural para respirar ou será o final definitivo da subida?

Não podemos deixar de considerar esta descida como dentro da normalidade. Experimentem traçar uma retracção de Fibonacci… nem chegou ainda aos 38%! A subida foi demasiado íngreme, uma correcção que atinja até metade dessa subida tem de ser considerada normal… Apesar de a correcção ter atingido já os 15%, um stop abaixo da última consolidação (.1605) não teria ainda sido despoletado.

De notar que está actualmente a construir-se novo padrão de consolidação, que irá marcar com elevado grau de probabilidade a direcção do BCP nos próximos dias. Este padrão pode ser preocupante se considerarmos que a tendência anterior era descendente, a sua activação em baixa poderá significar a quebra do primeiro suporte e atirar a cotação até ao patamar inferior. Sair agora, antes de acontecer a quebra em alta ou em baixa da consolidação, parece-me precoce. Depressa saberemos se este suporte aguenta o ímpeto correctivo ou se teremos de ir esperar pela cotação mais abaixo. Para já o suporte tem-se saído bem, para já não há de facto quaisquer sinais preocupantes para o médio prazo além de um ligeiro aumento no volume.

Pessoalmente confesso que, numa óptica de longo prazo, preferiria ver a
cotação corrigir até ao suporte dos 14 cêntimos, aproximando-se assim da linha de tendência. Se acredito que aconteça? Não, no curto prazo não me parece que a correcção seja tão exacerbada. Mas quando temos uma acção a subir em forma de bolha temos de estar preparados para correcções fortes. E se uma correcção de 15% nos faz colocar tudo em causa, então é porque provavelmente a nossa exposição ao título ultrapassa os limítes do aceitável para uma estratégia de position trading.

One Comments

  • Anónimo 02 / 02 / 2014 Reply

    Boas Tiago,

    Relativamente ao BCP também estou à espera que venha aos 0,14 para reforçar a minha posição, mas vou estar atento a esse movimento.

    Não parece uma ilha reversiva o padrão gráfico? Não acredito que seja directo o caminho até aos 0,14€ mas se calhar uma antecipação da notícia relativa à contabilização de impostos diferidos.

    Abraço,
    André

Deixe uma resposta