Bovespa a dar sinal para entrada?

Tiago Esteves
Como se sabe, não é de agora o meu interesse no índice Brasileiro. Tenho andado muito atento à situação política, já que caso Dilma seja derrotada poderemos mesmo ter um bull market a caminho. Depois de uma significativa correcção no último mês, temos o índice actualmente encostado a um suporte vital. Se o quebrar em baixa, activa um H&S top e todo o rally de médio prazo é colocado em causa! Por outro lado, se o suporte resistir poderemos estar perante uma boa oportunidade de entrada longa. Pessoalmente vou arriscar!

Porquê? Sobretudo devido ao comportamento do índice na última sessão, ao dar uma importante indicação de força na quebra em alta de um padrão de inversão no gráfico horário (reflectida pelos altos volumes do diário). Uma possibilidade também realista passa por novo rally ascendente de 5-6% para depois se voltar a testar o suporte. Ainda assim, uma entrada nesta zona continua a parecer-me ter um potencial interessante.

Ficam as imagens dos gráficos!

Horário:

Diário:

Disclaimer
Todos
os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não
devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e
vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade
ou profissional certificados pela CMVM

Lista de Comentários

  • Daniel Pires 28 / 09 / 2014 Reply

    Boa noite Tiago

    Infelizmente nao concordo com a opiniao de entrar longo no IBOVESPA e tudo me leva a acreditar para o cenario inverso devido as seguintes razões tecnicas:

    embora esteja sobre um grande suporte com multiplos pontos a tendencia principal de longo prazo continua a ser de baixa.

    Fez um bull trap quando rompeu e desrompeu a super resistencia de 18 (para mim um dos grandes sinais de baixa)

    Quebrou uma LT ascendente de curto prazo com inicio no triangulo de continuação (conforme o teu desenho)

    As grandes acções que fazem movimentar o IBOVESPA (com maior ponderação) (PETROBRAS E VALE) estao numa tencendia clara de baixa (o petroleo entou numa fase mais forte de correcção e as materias primas carvao, ferro, etc tambem estao numa correcção forte pelo que tera consequencias nas acções da Vale.

    Tem uma grande resistencia nos 18 pontos.

    O indice IBOVESPA actualmente é muito influenciado pelos mercados norte Americanos pelo que caso acontece-se uma correcção forte dos indices norte Americanos (mais tarde ou mais cedo tem que acontecer) o Ibovespa ira comporta-se de uma forma exponensial.

    O risco ganho caso o indice rompa os 16.5 em baixa podera ser mais vantatajo que uma compra com alvo nos 18.

    NOTA: a actual zona de suporte esta entre os 16 e os 16.5 pontos pelo que o risco ganho nao é interessante

    A lateralização nos graficos horarios podera significar uma bandeira de baixa no grafico diario cuja projecção (caso de rompimento em baixa) nos leva ate aos 15 pontos (inicio do rali das pesquizas eleitorais) e onde fica a correcção de 61.80 de fibo desde o inicio do movimento (12.68 pontos) (as figuras graficas de maior temporalidade prevalecem sobre as de menor temporalidade.

    A unica vantagem que vejo em comprar o IBovespa seria em graficos temporais menores em que o risco ganho seria maior que 1/3 e só e só se rompesse em alta os 17.19 com o stop loss por baixo do 16.9

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 28 / 09 / 2014 Reply

    Obrigado pelo teu comentário, Daniel. É importante conhecermos a opinião de quem segue o índice de forma mais exaustiva, o que é claramente o caso. Os teus pontos fazem sentido, e vou tê-los em consideração no desenvolvimento do meu negócio. Concordo ctg, a fraqueza das matérias primas, grande base de suporte do índice, também me preocupam imenso no longo prazo. E nem uma mudança política alteraria isso! Ainda assim, parece-me que pode haver um trade interessante numa óptica do curto prazo. Vamos acompanhando!
    Abraço

  • Anónimo 29 / 09 / 2014 Reply

    Ainda no fecho de sexta foi confirmado pela DATAFOLHA que na 2ª ronda das pesquisas eleitorai, uma sondagem de nova eleição da DILMA ROUSSEF.
    E em relação a mudança politica,iria alterar a tendencia atual do IBOV concerteza,alem de sr um indice muito vulneravel e exposto as commodities.
    Alias no prê market ja havia ha muito tempo uma abertura em forte queda da PBR.
    Não falei antes porque,so vi agora esta postagem.
    Batistuta

  • Anónimo 29 / 09 / 2014 Reply

    E tenho serias duvidas que o indice va abaixo 52.000/52500,embora neste momento o melhor apartida é ficar de fora,por causa dessas eleições

    batistuta.

  • Daniel Pires 29 / 09 / 2014 Reply

    Boa tarde Batistuta

    Em relação as pesquizas temos que ter muito cuidado pois as mesmas nao indicarão qual o futuro que o Ibovespa ira ter:
    Exemplo: podemos ver o que aconteceu aquando a primeira eleição de Lula; em que quando as sondagens davam a vitoria a Lula o Indice caia com medo da incerteza…Quando o Lula ganhou o Ibovespa subiu em flecha (uma explicação plausivel da subida poderá ser o começo da bolha do subprime)

    Ou seja o passado indica que nao podemos prever a tendencia futura de um indice só com as pesquizas eleitorais…Temos que dar tempo ao tempo…

    Mas uma coisa é certa: a maioria dos traders do brasil que apostam na alta nao querem a continuação da Dilma…(Minha opiniao pessoal)

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 29 / 09 / 2014 Reply

    É curioso que o índice abriu em gap down, quebrando mesmo o mínimo relativo e colocando a plausibilidade do negócio do lado do short. Aparentemente só porque a Dilma venceu o debate deste fim de semana. Concordo que parece ser sobretudo a incerteza a penalizar o índice e as suas cotadas neste momento, mais do que a vitória de uma ou outra candidata. Pena este arranque tão negativo, o setup para a alta era interessante

  • Anónimo 29 / 09 / 2014 Reply

    Boa tarde Daniel Pires

    Tens alguma estrategia,uma vez que ja tens uma visão mais abrangente.Eu acho que as acçoes derivadas de commodities ja estão muito descontadas a atual queda das mesmas.
    Eu segundo as sondagensque são sempre uma incognita,preveem um ano 2015 a crescer segundo os especuladores.

    Depois eu não estou nada confiante nestes mercados EUA E uma Europa completamente defraudada e sem rumo.

    Eu não sou muito experiente em crashes,mas este andamento das acçoes fazem me lembrar o crash de 2011.Acho que os gurus estão a vender a teimosia do otimismo,ate que um dia,vai acontecer uma forte correção ou ate um crash para apanhar muitos bilhões de surpresa.

  • Daniel Pires 29 / 09 / 2014 Reply

    Caro anônimo só tenho 3 conselhos muito valiosos:

    1 – the trend is your friend, so follow it
    2- ir you wont live use always stop loss
    3- MSS: make it stupid simple, dont complicate your trade

  • Anónimo 06 / 10 / 2014 Reply

    estranho o movimento de hoje do ETF da lyxor que eu tambem acompanho. Disparou 15% quando o ibovespa sobe apenas 2%….nao deveria replicar o indice este ETF??
    abr nuno

Deixe uma resposta