BPI – Há Breakouts e Breakouts

Tiago Esteves
Por que motivo comprei apressadamente BCP após o breakout do final do mês passado e ignoro agora de forma cavalheiresca o pujante breakout do BPI? – perguntaram-me alguns leitores…
Como já disse várias vezes, não sou muito de comprar breakouts. Olhem o que aconteceu no caso da EDP, por exemplo. O breakout deu-se mas, conforme previsto, a cotação não foi muito longe.
É mais ou menos isso que espero no caso do BPI.

Se é verdade que quebrou na última sessão uma forte resistência com volume muito considerável não é menos verdade que acima desta tem outra, muito mais forte. Temos, por isso, um potencial de subida sem resistências de 7%, manifestamente pouco para o meu estilo de negociação. Menos relevante ainda se torna quando olhamos atentamente para a zona de stop… Se quisermos deixar um stop digno desse nome temos de o deixar mais de 15% abaixo da actual zona, o que inviabiliza desde logo a operação. Se o risco que estamos a correr é superior ao ganho potencial que temos pela frente o trade deixa de fazer sentido! É esse tipo de negócios que levam a prejuízos no longo prazo. Hoje pode correr bem e podemos ganhar 7% mas amanhã pode correr mal e perdemos 15! Não vale a pena correr o risco de reforçar negativamente os maus hábitos…

Um bom breakout não deve ser motivo suficiente para nos levar a fazer uma entrada imediata, é necessário avaliar o panorama geral. E neste caso o panorama geral e as regras de money management estão a emitir sinais de alerta! Deixem-no quebrar os 1,32€ que logo falamos melhor…

Comment List

  • Anónimo 24 / 12 / 2013 Reply

    A melhor entrada para um breakout será a de esperar um retrocesso e entrar no teste da linha do breakout, pois demonstra que essa linha passou de resistencia a suporte ou vive-versa. Também permite a colocação de um stop adequado.

    Jeab

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 24 / 12 / 2013 Reply

    Concordo, Jeab. Apesar de em alguns casos o reteste nunca chegar a acontecer. Defende-se inclusivé que as acções que retraem estão a demonstrar falta de força. Não concordo totalmente com esta teoria mas de facto é sempre melhor para quem entra não ver uma retracção!

Deixe uma resposta