BPI mantém clara tendência ascendente

Tiago Esteves
O update de hoje vai para o BPI, que mantém um salutar percurso ascendente. A cotação continua a crescer como se não houvesse amanhã e desde o último breakout já subiu mais 30%. Bastante forte, confesso que não esperava uma reacção tão rápida sem consolidação prévia. A consolidação acabou por surgir à posteriori, em forma de bandeira, e a sua projecção aponta para os 1,92€. Será razoável comprar neste momento, com base nesta projecção? Pessoalmente não o faria, o risco é demasiado elevado.

Ao contrário do que aconteceu com o BES e com o BCP, o BPI não fez uma correcção durante meados de Janeiro e início de Fevereiro. O facto de não ter corrigido representa um claro sinal de força ascendente mas torna a sua negociação a partir deste ponto um pouco mais perigosa. Quando temos um marcado higher-low, como nos outros dois casos, a negociação fica bastante facilitada pois sabemos que caso esse ponto seja recuperado em baixa poderemos estar perante uma inversão de tendência. Quando não existem referências claras de negociação as coisas complicam-se, especialmente quando temos por detrás uma subida de 120% em 5 meses praticamente sem abrandamentos.

Mais cedo ou mais tarde assistiremos a um abrandamento generalizado na tendência primária do índice e os preços corrigirão. Este momento pode surgir apenas daqui a duas semanas, ou mesmo daqui a dois meses, mas pode também começar já amanhã. Pessoalmente não arriscarei no BPI, prefiro negociar neste momento empresas que tenham uma tendência igualmente ascendente mas que ofereçam outro tipo de garantias em termos de referências estratégicas. Ainda assim, a tendência actual é claramente de alta e não há motivos para quem está dentro se preocupar em demasia. Fossem todos os problemas de um investidor a subida em flecha por parte de uma empresa em carteira!

Lista de Comentários

  • Hugo O'Neill 25 / 02 / 2014 Reply

    A bandeirola em termos de padrão gráfico não podia estar mais perfeita. Será que o BPI consegue lá chegar? Os mercados parecem estar cansados deste rally de Fevereiro.

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 25 / 02 / 2014 Reply

    Esperemos que sim, Hugo. Infelizmente as projecções são puros indicativos, não são garantias de sucesso

  • joão torresini 26 / 02 / 2014 Reply

    Com o mercado financeiro nunca podemos ter certeza do dia de amanhã, mas as projeções sempre nos dão uma linha de seguimento.Bom post!

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 26 / 02 / 2014 Reply

    Concordo totalmente, João…
    Obrigado

  • LDS 26 / 02 / 2014 Reply

    Sugestão:

    seria interessante fazeres uma espécie de desafio.
    Com 1000€ e 1 ano de negociação bolsista no PSI-20 ver em quanto conseguirias transformar esse dinheiro.
    Updates regulares, discussões sobre tácticas usadas para negociar da melhor forma, etc.

    Acho que era muito interessante de acompanhar ….

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 26 / 02 / 2014 Reply

    Olá LDS,
    É uma interessante sugestão, que já estive para levar adiante por algumas vezes. Nunca o fiz por limitações técnicas, mas qualquer dia volto a pensar nisso 🙂

Deixe uma resposta