BPI vende ao CaixaBank negócios de meios de pagamento por 113 ME

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

A administração do banco BPI aprovou hoje a venda ao seu principal acionista, o grupo CaixaBank, de negócios relacionados com meios de pagamento, num encaixe de 113 milhões de euros, mantendo “o relacionamento com os clientes” dessas atividades.

Em comunicado hoje enviado à imprensa, a instituição esclarece que “o Conselho de Administração do banco BPI, na sequência de propostas de aquisição que lhe foram apresentadas pelo seu principal acionista CaixaBank, aprovou a alienação da sua operação de emissão de instrumentos de pagamento (cartões de débito e de crédito) à CB Payments (100% detida pelo CaixaBank) por 53 milhões de euros e da atividade de seguros de pagamento junto de estabelecimentos comerciais à Comercia, por 60 milhões de euros”.

De acordo com a instituição financeira, as operações têm como objetivo “melhorar e ampliar, a médio e longo prazo, a oferta comercial aos clientes do BPI, criar sinergias com o grupo CaixaBank e concentrar o banco BPI na atividade bancária ‘core’ [principal]”.

“A CB Payments e a Comercia exercerão a sua atividade em Portugal ao abrigo do regime europeu de livre prestação de serviços”, adianta o BPI, referindo que “manterá, mesmo após a concretização destas transações, o relacionamento com os clientes das atividades em causa, o que fará na qualidade de agente das respetivas sociedades CB Payments e Comercia”.

“As transações em apreço não envolverão a deslocalização das atividades nelas envolvidas nem a transferência de colaboradores do Banco BPI ou das sociedades do seu grupo”, lê-se no documento.

Em 23 de novembro a administração do BPI já havia aprovado a venda ao CaixaBank de negócios relacionados com a atividade de seguros de vida e pensões, gestão de ativos e banca de investimento, num montante total de 218 milhões de euros.

PE // JNM

Lusa/fim

Deixe uma resposta