CAC – Alstom

Tiago Esteves

Mais uma análise ao CAC, desta vez é a Alstom a visada. Mais um título tendencial durante o último bull market. Era a isto que me referia quando disse que ia começar a analisar o CAC, existem imensas “pérolas” da análise técnica por explorar.
Durante o seu período ascendente, a alstom subiu mais de 1200%! Muito impressionante, sobretudo se tivermos em conta que esta valorização aconteceu em apenas 3 anos.
À semelhança de outros títulos do CAC, após quebrar a LTa de longo prazo começou a lateralizar. Quase um ano de lateralização, antes de as quedas se intensificarem.

Atingiu um fundo intermédio em Outubro de 2008, após uma queda de mais de 60%. Depois desse período começou a consolidar sob a forma de uma rising wedge.
Repare-se na forma em como os volumes vão diminuindo à medida que o padrão se desenvolve. Mesmo “à livro”. Quando a quebra acontece aumentam ligeiramente, voltando logo de seguida a diminuir de forma drástica durante o pullback. No pullback registaram-se os volumes mais baixos desde o fim do período bull.

O reteste à linha inferior da cunha provocou uma reacção violenta, com uma queda de 25% em poucos dias. Essa queda encontrou suporte num mínimo relativo, ganhando novo impulso até aos 45€. Parece estar assim a formar um rectângulo logo a seguir à cunha, o que não deixa de ser curioso.
Chamo novamente a atenção para os volumes, crescentes durante a queda e decrescentes nas subidas.
Isso evidencia falta de força compradora e dá-nos a entender que existem grandes probabilidades de quebrar em baixa. Em caso de quebra, a projecção aponta para a zona dos 25€.

Encontramo-nos actualmente numa zona “de nada”, sem suportes nem resistências a uma distância segura. Isto torna difícil uma entrada, já que a saída está longe. Um hipotético reteste aos 45 daria uma oportunidade muito proveitosa, mas sinceramente não me acredito que tenha força para lá chegar. Assim sendo, resta esperar pela quebra do rectângulo para abrir uma posição curta.

Comment List

  • Elias 19 / 02 / 2009 Reply

    Tiago,

    Parabéns pelas tuas análises do CAC. Só hoje visitei o teu blogue mas prometo vir cá mais vezes.

    1 abraço,
    Elias

  • Tiago Esteves 19 / 02 / 2009 Reply

    Olá Elias,
    É um prazer ter-te por cá:)
    Vai passando, és muito bem-vindo.
    Abraço

Deixe uma resposta