CMVM parece querer ajudar a estancar a sangria no Grupo Espírito Santo

Tiago Esteves
O BES e o ESFG têm estado a passar por um mau momento. Nos últimos meses (semanas no caso do BES) perderam mais de metade do valor em bolsa, o que diz muito da força do pânico. A CMVM emitiu hoje uma nota que parece à partida algo caricata, proibindo as entradas curtas durante todo o dia de amanhã. Parece estranho à partida, mas até pode resultar! O documento é omisso no que diz respeito às posições já abertas. Caso esta medida obrigue ao seu fecho compulsivo durante o dia de amanhã, com o short interest que se tem gerado seria mais que certo que amanhã teríamos um violento short squeeze.

Mesmo que as posições já abertas possam continuar abertas, é provável que muitas pessoas aproveitem o mote dado por esta medida para as encerrarem (nem que mais não fosse porque a projecção do H&S foi hoje praticamente atingida), gerando assim um significativo aumento na pressão compradora. Confesso que estou curioso com o dia de amanhã, mas não me admirava que se gerasse a partir daqui o tal mini-rally que se tem esperado. Ainda assim convém lembrar agora aquilo que dentro de 3 dias estará esquecido pelos mais distraídos: Se estes títulos caíram até agora, por algum motivo foi. Tenham cuidado com as compras longas, mesmo considerando a projecção do H&S como cumprida. Aproveitar um mini-rally, sim senhor, mas não enquanto position traders!
A fronteira para o lado bullish está a 89% de distância!


P.S.: Esta medida não foi deliberada no dia em que o preço das acções no AC foi atingido por mera coincidência…

Lista de Comentários

  • Anónimo 30 / 06 / 2014 Reply

    Boa noite. Penso que na sua publicação do dia 23 afirma que ponderava uma entrada caso a ação do BES atingisse os 0,59€. Mantem esta prespetiva?

  • Miguel 01 / 07 / 2014 Reply

    Obrigado Tiago pela excelente analise.

    Gostaria de perguntar 2 coisas.

    Ate onde achas que este mini rally pode ir?

    O facto de amanha ja se poder shortar bes nao pode fazer com que as descidas voltem?

    Obrigado

    Miguel

  • Anónimo 01 / 07 / 2014 Reply

    Boa tarde Tiago,

    Obrigado pela excelente analise ao BES.

    Tenho no entanto 2 perguntas que gostaria de saber a sua opinao se possivel apesar de ser difcil prever o mercado e mais concretamente o BES com toda esta volatibilidade.

    Ate que valores acha que este mini rally pode ir?

    O facto de amanha ja se poder shortar de novo o bes nao pode fazer com que as descidas voltem?

    Obrigado e peco desculpa pela falta de acentos

    Miguel

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 01 / 07 / 2014 Reply

    Caro anónimo,
    Sim, acabei por fazer uma mini entrada especulativa hoje de manhã. Como é mesmo muito especulativa o stop está bastante próximo.

    Miguel,
    É difícil prever a extensão de um rally neste caso. Se for provocado por um short squeeze pode durar somente dois dias. Se as coisas acalmarem um pouco podemos perfeitamente ter uma ou duas semanas de movimento terciário.

    A medida da CMVM vai sobretudo no sentido de promover este segundo cenário de venda mais ponderada. Admito que é bem pensado, pode resultar

  • Teresa Almeida Pinto 01 / 07 / 2014 Reply

    Tiago, desculpe a ignorancia mas o que é um "movimento terciário" ? Até que valor acha que o titulo pode chegar pela sua AT e experiencia ?

    MT. Obrigada
    Teresa

Deixe uma resposta