Cofina em aparente acumulação

Tiago Esteves
O update de hoje vai para um título do PSI geral com algum interesse técnico, a Cofina. Começo por pegar no que dizia por altura do último update, em meados de Janeiro:

Em condições normais apontaria para uma projecção do padrão de
consolidação, mas dado o comportamento passado tenho algumas dúvidas
relativamente à continuidade inequívoca dessa progressão. Acredito que
assistiremos em breve a uma acalmia, acompanhada por apatia nos volumes.
Caso haja uma aproximação à linha de tendência entretanto consolidada
dará uma excelente oportunidade de entrada. Para quem está dentro, a
referência de stop deverá ser a LT. Para quem está fora parece-me
inseguro entrar agora!

Tal como esperado, o padrão de consolidação identificado na altura acabou por sair gorado, resultando na (mais) esperada acalmia. No entanto acabamos por assistir ao desenho de outro padrão de consolidação, de tamanho mais significativo, mas que ainda assim deve ser classificado como uma bullish flag. A cumprir-se a sua projecção, a cotação atingiria os 87 cêntimos. O que me faz acreditar que desta vez o padrão de consolidação vai dar lugar uma reacção de alta, contrariamente ao que se tem verificado nos últimos padrões semelhantes? Nada em concreto…. mas com uma relação de 1 euro arriscado face à zona de stop para cada 5 euros de ganho potencial face à zona de projecção, o risco de uma entrada de pequena dimensão nesta zona poderá ser compensatório.

Pessoalmente acabei por abrir uma pequena posição durante o dia de hoje. Caso se confirme o que eu espero, um arranque desta zona com forte volume, pretendo reforçar a exposição para um nível mais próximo do meu volume habitual de negociação. Caso contrário, se a fraqueza se mantiver e o padrão for recuperado em baixa, fecho a posição e espero por ela junto à linha de tendência.
Seja como for, a Cofina mantém-se bullish no médio e longo prazo.

Comment List

  • Anónimo 10 / 02 / 2014 Reply

    Boas Tiago,

    Podias exemplificar esta parte " mas com uma relação de 1 euro arriscado face à zona de stop para cada 5 euros de ganho potencial face à zona de projecção, o risco de uma entrada de pequena dimensão nesta zona poderá ser compensatório."

    Vejo o suporte da cofina nos 0,595-0,60X
    Portanto se alguém entrar nos 0,64X

    A perda é de 6,6% para um ganho de 3,1% até à resistência. Não deve ser analisada desta forma o rácio risk vs reward? Ou é analisado com base na projecção que pode não acontecer? Nesse caso teríamos um ganho potencial de 35% para uma perda de 7% o que daria os tais 5€ de ganho potencial, uma relação bastante proveitosa, porque tenho lido que o mínimo que se exige é uma relação de 1 para 3.

    Desculpa estar a chatear-te com esta dúvida "básica" mas é para evitar confusões em algumas tomadas de decisões que eu faça.

    Obrigado desde já.

    Abraço,
    André

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 10 / 02 / 2014 Reply

    André,
    Neste caso eu estou a entrar com base no padrão de consolidação. Por isso estou a considerar para o cálculo a projecção do padrão, nos 0,87€. Daí encontrar uma relação RR de aproximadamente 1:5.
    Não chateias nada!
    Abraço,
    Tiago

  • Anónimo 11 / 02 / 2014 Reply

    Obrigado pelo esclarecimento Tiago!

    Vou refazer os cálculos de algumas opções que tomei =)

  • Miguel 22 / 02 / 2014 Reply

    Tiago,

    Com a anunciada saída da Cofina do PSI20, o que se pode esperar desta acção? A análise mantém-se?

    Obrigado,
    Miguel

Deixe uma resposta