Com a Sonae, é necessário ter paciência!

Tiago Esteves

A Sonae é um dos títulos que eu mais aprecio negociar no PSI20 de uma perspectiva de position trading. Isto porque acentua de forma significativa os movimentos do mercado, tanto no sentido ascendente como descendente, o que por sua vez acentua a valorização do portfolio.

Sem entrar no detalhe de valor, é para mim claro desde o dia 2 de Março que o título está em Bear mode. É por isso prudente e estrategicamente eficaz esperar pelo momento certo para fazer uma entrada a um preço inferior quando o título voltar a dar sinais de inversão. Mantendo as ações em carteira durante todo o mercado descendente só porque pode estar barata é uma má estratégia e uma das limitações de quem se guia somente por análise fundamental. Até porque, é bom relembrar, a Sonae não tem por hábito pagar dividendos relevantes o suficiente para se extrair dela valor por esta via. 

Olhando então para a análise técnica em busca de sinais de inversão, importa analisar alguns pontos relevantes:

  • O título tem vindo a dar alguns sinais de falsa inversão (Abril e Novembro). Ambos foram muito rápidos e sem provocarem perda a quem os seguiu, sendo portanto pouco preocupantes. É provável que esta situação vá sendo mais rara à medida que nos aproximemos de um ponto de exaustão da queda. Importa, ainda assim, manter presente que tal pode suceder novamente.
  • Se até Setembro fomos verificando picos de volume associados aos movimentos ascendentes, desde então temo-los visto associados aos movimentos descendentes. Este é um sinal de alteração do sentimento do mercado, de esperança para pessimismo e ligeiro pânico. A próxima alteração será para apatia. Será nesse momento que estaremos mais próximos de uma inversão de sentimento. 
  • Até haver a ultrapassagem em alta do máximo relativo mais relevante para o título à cotação do momento, continuamos em bear mode. Neste momento, esse ponto está nos 89,95 cêntimos. Até que essa quebra aconteça de uma forma efectiva e permanente, qualquer entrada antecipada é pura adivinhação e pode custar muito tempo e/ou dinheiro caso acabe por correr mal. 

No próximo webinário, no dia 18 de Dezembro, analisaremos o estado dos principais índices Mundiais e os títulos que os participantes tragam para a discussão.  Link para inscrição

Deixe uma resposta