Curso de Introdução aos Mercados Financeiros – Agora em formato online!

Tiago Esteves

Tiago Esteves

, Novidades

Cerca de duas semanas depois de ter feito o lançamento do novo site, é agora altura de fazer o lançamento de mais uma das novidades: o curso online de introdução aos mercados financeiros. Um curso que leccionei durante vários anos presencialmente, e que sempre contou com um feedback muito positivo por parte das centenas de pessoas que nele participaram.

A passagem para o formato online era inevitável, e foi apontada numa sondagem que lancei há alguns meses como a melhor solução por interessados em participar em futuras edições. Não só pela comodidade de ver e rever o curso quantas vezes assim se entenda, mas também pela facilidade de se poder fazê-lo quando melhor convenha e a partir de qualquer local no mundo.

Este curso foi especificamente desenhado para todos aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência nos mercados financeiros, ou que têm já alguma experiência mas continuam sem conseguir atingir resultados sustentáveis em termos de rentabilidade. O preço de 89€ é na minha suspeita opinião bastante acessível, quando comparado com os custos 3 a 4 vezes superiores praticados no mercado por cursos semelhantes. Torna-se ainda mais barato se o compararmos com o custo potencial de um simples erro por se desconhecerem alguns dos princípios básicos de funcionamento dos mercados. Nesta fase de lançamento, será aplicado um desconto de 20% sob o preço base (ficando no total em 72,2€), sendo que esta promoção é limitada aos primeiros 20 participantes a validarem a sua inscrição!

Para qualquer informação adicional, podem contactar-nos por email ou clicar neste link de apresentação do curso.

 

Deixa-se abaixo uma descrição mais detalhada da estrutura e conteúdos do curso

O primeiro módulo trata conceitos generalistas mas fundamentais para se conseguir a desejada sustentabilidade nos resultados alcançados. Fala-se, por exemplo, do que é o efeito compounding e das vantagens de o seguir na negociação. Avalia-se o perfil de investimento, e as implicações em termos de gestão de risco que daí poderão advir. Falaremos também sobre os instrumentos financeiros mais comummente utilizados, abordando-se por exemplo as vantagens, desvantagens e particularidades de cada um. Ainda no primeiro módulo, teremos oportunidade de falar sobre a prática de negociação com instrumentos e activos complexos, explicando-se por exemplo a fórmula de cálculo de exposição financeira durante a negociação de índices e commodities. Falaremos ainda sobre o mundo do forex e os perigos a ele associados, sendo ainda ensinado a fazer-se cobertura de risco cambial com este instrumento e outros truques importantes para o dia-a-dia mas que nem sempre são devidamente esclarecidos ou compreendidos.

No segundo módulo falaremos sobre os princípios da análise técnica e os seus pilares fundamentais. Suportes, resistências, volume e linhas de tendência. Compreendendo de forma detalhada o correcto funcionamento de cada um destes, compreenderá 80% daquilo que é a análise técnica. Os 20% restantes são derivações destes princípios fundamentais, que nunca poderão ser correctamente assimilados se o básico não tiver sido compreendido com sustentabilidade. Ainda neste segundo módulo, teremos oportunidade de analisar de forma detalhada um padrão de continuação e um padrão de inversão, e o racional por detrás de cada um deles.

O terceiro módulo é dedicado ao Money management e à psicologia de trading. Sabemos hoje que não basta dominar o correcto funcionamento dos instrumentos financeiros, ou sermos excelentes analistas. Sem o adequado auto-controlo emocional, dificilmente atingiremos resultados positivos sustentáveis no longo prazo. Neste módulo falaremos sobre psicofisiologia e neuropsicologia, e sobre pequenos truques e sugestões a utilizar para contornar as limitações do nosso cérebro que o tornam vulnerável a um ambiente de negociação. Aprofundaremos a gestão de capital, analisando os perigos da alavancagem e a importância de ter um plano de trading e como desenhá-lo adequadamente. Falaremos ainda sobre stop-losses, da sua importância e de como os posicionar correctamente, sobre os tipos de ordem e o contexto para a sua aplicação, e terminaremos com dois exemplos de estratégias de Money management altamente eficazes, o scaling in e o scaling out.

Após cada módulo será sujeito a um teste de conhecimentos que lhe permitirá compreender de forma instantânea se está preparado para avançar para o módulo seguinte ou se necessita de rever algum dos materiais.

Deixe uma resposta