ESFG em grandes dificuldades

Tiago Esteves
Hoje pudemos assistir a mais uma sessão negra para o BES e para o ESFG, com este último a derrapar 18,5%. Esta queda surge na sequência de toda a polémica que se tem gerado em redor da família Espírito Santo, sendo que a Portugal Telecom já parece também estar a ser arrastada para a polémica (pelo empréstimo de 900 M€ que fez ao grupo ES). É importante reflectirmos sobre o timing e o motivo da publicação neste momento desta notícia referente ao empréstimo da PT, meses depois do acontecimento… Só vejo um motivo plausível: a PT está a ver a recuperação desse montante com dificuldade, e a publicitação da mesma vem colocar pressão reputacional sob o GES. Isto, aliado ao reforço de capital para cumprimento de obrigações a que o grupo foi recentemente obrigado pela Autoridade, preocupam-me significativamente! Quão próximos estaremos do incumprimento de compromissos assumidos em forma de dívida obrigacionista?

Duas notas para o gráfico do ESFG, que são um exemplo vivo e recente do quão traiçoeiros podem ser os mercados financeiros:
– Nunca desrespeitem um suporte quebrado; Repare-se no que aconteceu quando os 2,75€ foram quebrados em baixa…
– Nunca confiem numa inversão de tendência só porque um título subiu fortemente depois de um rally descendente; Repare-se no que aconteceu depois dos 2 dias em que a empresa subiu 50%…

Posto isto, escusado será dizer que não serei eu certamente a tentar adivinhar o fundo neste titulo!

Lista de Comentários

  • Carina 27 / 06 / 2014 Reply

    Parabens pelo Blog formidavel. MAntem a sua opiniao quanto ao BES no post anterior (fara uma correcção a curto prazo)?

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 27 / 06 / 2014 Reply

    Olá Carina.
    Muito obrigado! Já aconteceu uma correcção significativa durante esta semana, uma subida de 12,5%. Esta subida, graficamente, foi um pullback perfeito ao H&S activado. Não descarto a possibilidade de termos uma correcção mais prolongada, mas essa vela super-ascendente retirou força a essa possibilidade

  • Carina 27 / 06 / 2014 Reply

    uma subida de 12,5% ?? so encontro a de dia 24 de 6%… ou seja, tentou ganhar força mas nada, tambem acha que vai aos 0.613?

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 27 / 06 / 2014 Reply

    Estava a considerar a reacção entre mínimos e máximos, daí a diferença de valores 🙂
    Repare que estamos neste momento precisamente acima de um suporte, por isso não excluo uma reacção ascendente no início da próxima semana. Mas de acreditar que ela pode acontecer até a negociar vai muito… é por isso que eu não negoceio contra a tendência, a probabilidade de termos um movimento menos extenso do que o esperado ou de nem termos esse movimento é muito significativa

  • Anónimo 28 / 06 / 2014 Reply

    Bom dia,

    Agradeço o seu trabalho diário no blog e o tempo que disponibiliza a partilhar o seu conhecimento, mas se não for abusar gostava de colocar uma questão que se calhar pouco tem a ver com mercados (ou se calhar tem).
    Dada toda esta trapalhada com a família espirito santo e o BES acha que o banco está em dificuldades e poderemos estar perante um caso de falência? Sempre tive em conta o bes como um banco solido mas pelos vistos…

    Agradecido pela sua opinião sobre o assunto,
    José

  • Bom post.
    Em português popular “uma mão lava a outra e as duas lavam a cara”, ou seja, a ajuda da PT ao seu accionista de referência GES, não pode estar relacionada com o «medo» que pode ter do grupo, devido a todas as dificuldades que sabemos, desfazer-se da posição na PT, e com isso introduzir mais problemas aos muitos que o grupo enfrenta devido ao processo de fusão com a OI?
    Noutro plano reparei que introduziu a volatilidade no seu gráfico do ESFG. Qual a razão e qual a importância que dá a este indicador nas suas análises e já agora em que situações pensa que vale a pena olhar para ele? Fiquei curioso uma vez que apenas utilizo algo do género – Stardard Deviation e as Bollinger Bands – na negociação do Forex, devido à «ausência» do indicador volume.
    Antecipadamente agradeço, caso possa, a resposta às minhas perguntas.

    Bom fim-de-semana,

Deixe uma resposta