Estado aumenta capital da CP para 3.873 milhões de euros

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

O Estado português aumentou de novo o capital estatutário da CP – Comboios de Portugal, que se situa agora em 3.873 milhões de euros.

Em comunicado hoje enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliário (CMVM), a CP explica que o Estado aumentou em cerca de 22,9 milhões de euros o capital estatutário da empresa de transportes ferroviário portuguesa, sem adiantar mais informação.

Já a 27 de dezembro passado, o Estado tinha realizado um aumento do capital estatutário da CP no montante de 11 milhões de euros, para 3.850 milhões de euros.

Em 11 de dezembro tinha também sido divulgado um outro aumento de capital do Estado no valor de 418,3 milhões de euros.

Antes, em 25 de outubro, o Estado havia aumentado o capital da empresa de transporte ferroviário em 16,8 milhões de euros.

No final de junho do ano passado, aquando da nomeação do novo presidente do Conselho de Administração, Carlos Nogueira, a imprensa tinha revelado que o Estado havia injetado na CP mais 12,4 milhões de euros, totalizando em mais de 900 milhões o valor usado nos últimos três anos para capitalizar a empresa pública que gere a rede de comboios nacional.

Na altura, numa resposta ao Jornal de Negócios, a assessoria de imprensa do Ministério das Infraestruturas disse que o aumento de capital estatutário da CP, em 12,4 milhões de euros, se destinava a suprir as necessidades de capital da empresa.

Cerca de um mês depois, no final de agosto, a CP anunciou ter reduzido o prejuízo para 57,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, face a igual período de 2016, tendo transportado 60 milhões de passageiros.

JS (DF/SO) // CSJ

Lusa/Fim

Deixe uma resposta