Exportações de eletricidade para Espanha atingem 700 ME desde 2016

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

As exportações de eletricidade para Espanha totalizaram os 700 milhões de euros desde 2016, sendo que nos primeiros quatro meses deste ano superaram os 102 milhões de euros, anunciou hoje a Secretaria de Estado da Energia.

Depois de anos no ‘vermelho’, o saldo exportador de eletricidade foi positivo em 200 milhões de euros em 2016, em 140,75 milhões de euros em 2017 e de 40 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, isto é, em 380 milhões de euros.

“Portugal exportou só nos primeiros quatro meses deste ano cerca de 102 milhões de euros de eletricidade para Espanha. Sobe assim para quase 700 milhões de euros o volume acumulado de venda de energia para o mercado externo desde 2016, refletindo a aposta de Portugal nas energias renováveis”, realça a Secretaria de Estado da Energia.

Na mesma nota, realça que “o aumento da produção de origem renovável tem sido igualmente determinante para a descida dos preços grossistas da eletricidade no mercado ibérico (Mibel) e na operação dos respetivos sistemas ibéricos nos últimos anos”.

Assim, conclui, “o investimento nas energias renováveis, agora numa lógica de regime de mercado, a par do reforço das interligações elétricas com os países vizinhos, constituem duas peças chave da estratégia do Governo para o setor energético, tendo em vista a sustentabilidade do sistema elétrico nacional e a redução das tarifas das famílias e das empresas”.

Neste contexto, prossegue, “o próximo grande desafio consiste em concretizar, no pacote legislativo Energia Limpa, agora em apreciação no Parlamento Europeu, as interligações elétricas entre os vários países da União Europeia”, afirma o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, citado no comunicado.

JNM // CSJ

Lusa/Fim

Deixe uma resposta