Five Below (FIVE)

Fernando Nabais

A Five Below (FIVE) é uma cadeia de lojas que, como o próprio nome indica, vende produtos a 5 dólares ou abaixo desse valor. A empresa vende produtos direccionados a um “nicho” de mercado, coisa que normalmente não é muito apreciada entre os investidores. No entanto, este caso é uma excepção daque que o “nicho” é muito grande e a empresa quase não tem concorrência. Os clientes da Five Below são (sobretudo) adolescentes e “teenagers”, aos quais a FIVE vende uma enorme gama de produtos.

Passando para os fundamentais, trata-se de uma empresa sem dívida e com elevados rácios de rentabilidade, ROA:18.16%, ROI:24.23% e ROE:27.88%. O crescimento das vendas comparáveis, no último ano foi de 4%. Ainda assim, note-se que estes valores são inferiores aos da ULTA, por exemplo, (ROA:21.59%, ROI:28.42% e ROE:36.64%, vendas comparáveis +9%) que transacciona a um PER substancialmente inferior.

Para se perceber melhor o potencial desta empresa, convém fazer uma pequena retrospectiva. A FIVE abriu a sua primeira loja em Filadélfia no ano de 2012. Os primeiros tempos não foram fáceis e só há dois anos a empresa se conseguiu impor definitivamente no mercado. Desde então, nos últimos 2 anos a cotação já subiu 300% em bolsa. Analistas da JP Morgan, que se reuniram com os executivos da empresa no passado mês de Abril, acreditam que a empresa está na fase inicial da sua expansão. Actualmente, a empresa está presente em 33 estados norte-americanos, tendo 750 lojas, planos para abrir mais 150 lojas ainda este ano e para posteriormente triplicar o número de lojas.

Em 2018, o crescimento das vendas foi de 22% e o crescimento dos lucros de 46%. Para os próximos anos, a direcção estima manter um crescimento das vendas acima dos 20% anuais, mantendo a actual rentabilibidade e crescimento de vendas comparáveis. Os analistas estimam um crescimento dos lucros no médio-longo prazo na ordem dos 25% anuais.

Por fim, esta empresa apresenta ainda diversas outras vantagens a saber: O seu CEO, Joel Anderson, foi director do negócio online da Walmart’s e é uma velha raposa do retalho. Cada loja custa 300.000$ para abrir e gera receitas operacionais de 450.000$ ao fim de um ano (ao fim de sete meses gera fluxo de caixa para se pagar a si própria). As lojas têm tido sucesso em todo o lado, tanto nas grandes cidades como no meio rural. A densificação resultante da abertura de novas lojas irá reduzir os custos de distribuição ao passo que um maior volume de vendas permite baixar os custos de produção aumentando as margens de lucro. O negócio online apresenta a vertente Ten Below, vendendo produtos de preço superior aos 5$.

Em resumo, esta empresa tem reunidas todas as condições para vir a ter um crescimento muito expressivo nos próximos anos. Mas, claro, em bolsa nada é garantido, só as comissões.

Atendendo ao enorme potencial de crescimento desta empresa e às condições favoráveis de que dispõe, a Five Below ocupa o primeiro lugar no ranking de empresas mais atractivas na área do retalho.

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