Galp – Análise Técnica

Tiago Esteves
A Galp é das acções do PSI-20 que mais gosto de analisar, pela sua linearidade e quase previsibilidade a nível técnico. Actualmente está, como a esmagadora maioria das empresas do nosso índice, a passar por um mau bocado. Vinha com uma tendência de alta desde finais de 2008, tendência essa que se esgotou no verão do ano passado, quando foi atingido o topo do seu período bullish e quebrada a LT ascendente de médio prazo.

Esta LT, que trazia já 5 pontos de toque, foi apenas quebrada de forma efectiva e convincente após o segundo reteste, momento em que proporcionou uma queda de 25% em menos de uma semana. Isto é a prova de que não devemos desperdiçar as oportunidades de saída quando um título nos dá sinais claros de que algo não está bem.

Actualmente encontra-se já em modo bearish marcado, com  lower-highs e demonstrações de fraqueza (como aquele belo gap com forte volume).  A recuperação da resistência dos 12 seria uma forte demonstração de poder e poderia animar as hostes. Infelizmente não estou muito optimista nem inclinado para essa perspectiva… Olhando para baixo, temos uma zona de suporte antiga mas ainda válida nos 9-9,3€, que poderão travar um pouco as quedas. Seja como for, as coisas não estão famosas…

Deixe uma resposta