Galp assina acordo para compra de gás à Venture Global durante 20 anos

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

A Galp assinou hoje um acordo com a Venture Global LNG para a aquisição de gás natural liquefeito (GNL), durante 20 anos, de um milhão de toneladas por ano (mtpa) a partir do terminal de Calcasieu Pass, no Louisiana (EUA).

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp adianta que “o acordo está sujeito à tomada da decisão final de investimento pela Venture Global LNG relativa à construção do terminal, o qual está, atualmente, em desenvolvimento com vista ao início das operações em 2022”.

“O acordo está ainda sujeito à satisfação das condições precedentes habituais, incluindo a aprovação por parte das autoridades competentes, nomeadamente a emissão das autorizações de exportação e a documentação por parte da Federal Energy Regulatory Commission (FERC)”, refere a petrolífera nacional no comunuicado ao mercado.

Na mesma nota, a Galp explica que este acordo enquadra-se na estratégia de “assegurar aprovisionamento de longo-prazo balanceado e competitivo para as atividades internacionais de gás natural, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de energia eficientes e ambientalmente sustentáveis”.

Em março de 2016, o presidente executivo da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, anunciou a intenção de rever os contratos de gás que fornecem Portugal, sendo o acordo com a argelina Sonatrach o primeiro a terminar.

Já os compromissos para a compra de GNL à Nigéria – outro importante fornecedor da Galp – são válidos até 2025.

JNM // MSF

Lusa/Fim

Deixe uma resposta