Galp Energia reforça liderança junto dos grandes consumidores de gás natural

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

A Galp Energia reforçou a liderança no segmento de grandes consumidores de gás natural, com um aumento de 1,8 pontos percentuais na sua quota em maio, representando 58% do consumo, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Segundo o boletim sobre o mercado liberalizado do gás natural, divulgado hoje, a Gás Natural Fenosa (18%) e a Endesa (11%) são os outros principais fornecedores dos grandes consumidores, que estão na sua totalidade em mercado liberalizado, e representam 82,4% do total do consumo em mercado livre.

Em termos de movimentos ocorridos em maio de 2018, a ERSE destaca no segmento de grandes consumidores as mudanças de comercializadores dentro do mercado livre.

No final de maio, o número de clientes em atividade no mercado liberalizado ascendeu a cerca de 1,17 milhões de clientes, um aumento de cerca de 5,3% face ao homólogo, sendo cerca de 0,3% superior ao registado no mês anterior.

Após um período de aceleração das migrações para o regime de mercado, desde abril de 2015 que o crescimento do número de clientes no ML registou uma taxa média mensal de aproximadamente 0,4%, refere a ERSE.

Já o consumo anualizado atribuído a clientes no ML ascendeu a 41.545 GWh, tendo registado um aumento de 7,3% face ao mês homólogo, ou seja, a uma taxa média mensal de cerca de 0,6%. Em relação a abril de 2018, registou-se um aumento do consumo de 1%.

O consumo anualizado dos clientes no mercado liberalizado no final de maio representou 97% do consumo global, valor semelhante em relação ao mês homólogo.

JNM // MSF

Lusa/Fim

Deixe uma resposta