Grupo francês BNP Paribas compra filiais do ABN Amro no Luxemburgo

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

O grupo francês BNP Paribas vai comprar ao holandês ABN Amro as suas filiais da banca privada e seguros no Luxemburgo, onde considera não ter capacidade para alcançar um tamanho “crítico” para o seu negócio, foi hoje anunciado.

Num comunicado conjunto, em que não mencionaram o montante da transação, as duas entidades indicaram que a BGL BNP Paribas, subsidiária luxemburguesa do banco francês, manterá todo o capital da ABN Amro Bank no Luxemburgo e da ABN Amro Life.

Imediatamente após a aquisição, o ABN Amro Life será transferido para a Cardif Lux Vie, uma seguradora com sede no Luxemburgo, cujo capital é dividido entre o BNP Paribas Cardif, o BGL BNP Paribas e a Ageas.

A operação, que está pendente de aprovação das autoridades reguladoras, deve ficar concluída no terceiro trimestre deste ano.

O executivo de ‘private banking’ do ABN Amro, Pieter van Mierlo, explicou que, no seu negócio, o “tamanho é um critério cada vez mais importante” e no Luxemburgo não conseguia ter “esse tamanho crítico”, pelo que – considerou – vender a BGL BNP Paribas era uma operação “do interesse dos clientes”.

Por sua vez, o chefe do BNP Paribas para o Luxemburgo, Carlo Thill, comprometeu-se com os clientes a realizar “uma transição suave” e a ter “uma qualidade de serviço irrepreensível”.

Thill sublinhou igualmente que a compra irá fortalecer a posição do banco francês no Luxemburgo em atividades de ‘private banking’ e seguros.

SO // SB

Lusa/fim

Deixe uma resposta