Hoje decidi dar uma hipótese ao BCP

Tiago Esteves
Depois de no início de Outubro o BCP ter falhado a activação de um H&S Bottom, parece ter hoje activado de forma permanente um duplo fundo no gráfico horário. À boleia dessa teoria técnica (e deixando desde já a declaração de que a minha opinião pode estar comprometida pela posição que abri), decidi testar uma entrada longa. Não pela projecção do duplo fundo em si, que aponta para um target a rondar os 9 cêntimos, mas sobretudo pela possibilidade de o movimento se prolongar no tempo – como, aliás, geralmente acontece com os padrões de inversão.

Apesar da forte quebra ascendente intraday a que hoje assistimos, o que representa um importante sinal de força, não descarto a possibilidade de termos um pullback consolidativo à resistência quebrada. Este movimento ascendente acabou por ser bastante rápido, e uma consolidação a rondar os 8 cêntimos poderia constituir uma interessante oportunidade de entrada/reforço de posição. Foi a expectativa desta consolidação que me levou a abrir apenas uma posição parcial, e não a que gostaria de abrir desde logo.

Mesmo perante um cenário algo optimista no curto prazo, é importante recordar que a tendência de longo prazo continua a ser marcadamente descendente, não havendo para já quaisquer sinais de inversão do padrão de máximos/mínimos relativos no gráfico diário. Mesmo baixando agora a minha fronteira bull/bear dos 11 para os 10 cêntimos, há ainda um importante caminho a percorrer até lá. Foi com este sinal de aviso em mente que decidi abrir a posição longa, na expectativa de uma reacção que poderá não passar do curto prazo. Se os sinais de inversão no gráfico diário quiserem aparecer, logo se afinará a estratégia.

Disclaimer
Todos
os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não
devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e
vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade
ou profissional certificados pela CMVM

Comment List

  • Carlos Varandas 25 / 11 / 2014 Reply

    Boas tiago.

    Tenho em carteira algumas ações BCP com o preço medio de 0,075. No entanto tenho a expectativa de as ver subir ate aos 0,10 ou 0,11, achas que seria um bom momento de reforçar a posição?

    Cumprimentos.

  • Ricardo Costa 25 / 11 / 2014 Reply

    Viva!

    Tiago, o facto do gráfico estocástico estar em clara zona de sobrevenda não te preocupa?

    Cumprimentos, Ricardo Costa

  • Luis Mesquita 26 / 11 / 2014 Reply

    Concordo com o Ricardo Costa que alias prezo muito em ouvi-lo na Sic Noticias!

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 26 / 11 / 2014 Reply

    Carlos,
    Esta análise é sobretudo baseada numa óptica de curto prazo. Ainda falta um pouco para percebermos se no longo prazo o BCP também dará sinais de inversão. Se o objectivo for ir dos 8 aos 9 cêntimos, o parece válido. Acumular uma posição de longo prazo parece um pouco mais perigoso.

    Ricardo e Luís,
    Numa inversão de tendência é habitual termos um prolongamento da sobrecompra ou da sobre venda. Não me parece impeditivo suficiente para arrastar o título para baixo. Não obstante, poderá originar uma consolidação para alívio dos indicadores

  • Ricardo Costa 26 / 11 / 2014 Reply

    Corrijo. *Sobrecompra!!!

    Obrigado Luis. Mas na realidade não sou o director do Expresso. Transferi-me há dias para o Boavista 😉

Deixe uma resposta