Home Depot: Pérola do retalho

Fernando Nabais

The Home Depot (HD) : “Cash Machine” e “Gem of the retail sector”, foram os títulos das duas últimas análises a esta empresa no site Alpha Seeking. E os títulos, só por si, já dizem muito.

A empresa é líder mundial no sector do retalho em artigos para o lar e remodelações, distribuindo uma vasta gama de produtos. A sua capitalização é de 220 mil milhões de dólares.

Ao longo dos últimos anos, a empresa tem vindo a aumentar sistematicamente o dividendo, o que a torna muito apelativa para portfólios baseados no “dividend growth”, que como se sabe, é uma estratégia tida como ganhadora. Isto, nos EUA claro, porque as empresas pagam dividendos de forma responsável e o crescimento do dividendo ao longo um largo período de anos indica uma robustez e capacidade de gerar fluxos de caixa crescentes. A empresa é vista como uma empresa de “core” para este tipo de portfólios.

Os rácios de rentabilidade da empresa são elevados e em particular o ROI tem vindo a crescer de forma acentuada nos últimos tempos. A Reuters indica um ROI de 28% (ROA: 18.62%) mas um artigo recente aponta para um ROI próximo dos 40%.

Apesar da sua dimensão, a empresa continua a crescer a um bom ritmo. O consensus, tal como os artigos de vários analistas, apontam para um crescimento anual dos lucros superior a 10% no médio-longo prazo. No entanto, as previsões publicadas na 4-traders para os próximos três anos apontam para um crescimento inferior, da ordem dos 5%. Os valores para o PEG encontrados são também discrepantes: 0.62 na Alpha Seeking e 2.91 na Morningstar.

Outro ponto forte da empresa é a sua solidez. Diferentes analistas que analisaram recentemente a empresa concordam em tratar-se de uma empresa “safe”, investimento seguro.

A empresa possui uma política de recompensar os accionistas através da recompra de acções próprias, o que impulsiona o EPS, bem como de dividendos.

O PER é (ou era durante o fim de semana) de 20.6% (trailing) e 18.2 (forward).

Em resumo, trata-se de uma empresa muito sólida, com bons fundamentais, elevado ROI e com um crescimento interessante para uma empresa desta dimensão.

Quanto ao preço, os 200$ por acção parece ajustado, mas possivelmente será possível comprar mais barato nos próximos dias. Por tudo isto,The Home Depot recebe uma menção honrosa no sector do retalho e é uma opção de compra óbvia para investidores que privilegiam a solidez dos seus portfólios.

Deixe uma resposta