IBEX 35 – Índice Espanhol em dificuldades técnicas

Tiago Esteves
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, existe uma forte correlação entre a bolsa Espanhola e a nossa. As quedas têm vindo a apresentar um paralelismo impressionante e a recente passagem de toda a atenção para Espanha pode ser prejudicial também para a nossa bolsa.
E as coisas não estão bonitas. Desde o pico atingido em inícios de 2010, o índice Espanhol caiu já 50%, encontrando-se actualmente em mínimos de 9 anos. Apesar de ter abrandado um pouco no anterior mínimo de 2009, que representa agora uma resistência, este marco não foi suficiente para travar as quedas.

Para os próximos dias espera-se um novo teste ao ténue suporte representado pelo mínimo recente. A quebrar, representará certamente mais quedas. Mas, como tenho vindo a dizer em títulos com alguma correlação, um short de longo prazo não será prudente neste momento pois pode surgir em breve um ressalto considerável, tal é a amplitude da linha que tem acompanhado as recentes quedas! O ideal será esperar por novo lower-high e shortar. Ou quebra do suporte e short com stop acima desse ponto! Entradas longas não são recomendáveis, pelo menos até que surjam sinais de inversão. E o primeiro seria a quebra do anterior lower-high… acima dos 8600 pontos…

Lista de Comentários

  • Tiago 18 / 06 / 2012 Reply

    Tiago quando puderes tens que fazer tipo um "glossário surfar a tendência" 🙂

  • Tiago Esteves 19 / 06 / 2012 Reply

    É uma boa sugestao:-)
    Ja me tinham dito isso mais vezes, a ver se desta trato disso

  • Tiago M. D. Ferreira 19 / 06 / 2012 Reply

    Caro Tiago,

    Muitos parabéns pelo blogue, tenho sido um leitor atento e muito interessado. Já agora gostaria que fizesses uma análise ao DAX, pode ser?

    Cumprimentos,
    Tiago Ferreira

  • Tiago Esteves 19 / 06 / 2012 Reply

    Olá Tiago (Ferreira),
    Obrigado pelo comentário. Curiosamente estava a pensar fazer uma análise ao DAX esta semana! Aproveito e adianto-a 🙂
    Cumprimentos

Deixe uma resposta