Índices Europeus – PSI20 entre um cenário negativista e um optimista

Tiago Esteves
Depois de um período de maior abatimento, o PSI dá finalmente alguns sinais de recuperação. Apesar de a liquidez não escassear nesta altura do ano, a AT traz pistas suficientes para nos ajudar a antecipar pelo menos dois cenários para os próximos dias.

Cenário optimista: O PSI20 apoiou-se num padrão de inversão no gráfico horário para gerar um movimento ascendente de curto prazo no gráfico diário, estando agora prestes a retestar a zona do anterior máximo relativo. É, para já, esse o grande objectivo imediato. A quebra dos 5400 pontos em alta, seguida de uma retracção que se ficasse acima dos 5145 pontos, representaria uma alteração de tendência de médio prazo que poderia traduzir-se num rally um pouco mais prolongado em inícios de 2016.

Cenário negativista: Para já, o cenário acima é, de certa forma, o mais improvável. Temos nos 5400 pontos uma forte resistência, e o padrão de lower-highs não mostra sinais de abrandamento. De um ponto de vista mais negativista, mas também mais realista, teríamos a vela de quinta-feira a marcar já um ponto de início de retracção, e a cotação a aproximar-se do ténue suporte nos 5145 pontos. A quebra do mesmo representará, com algum grau de probabilidade, novos mínimos no curto prazo.

Deixe uma resposta