Índices Europeus – A semana que passou e a que agora se inicia (09/01/2015)

Tiago Esteves
Ficam os tópicos da análise desta semana aos índices Europeus:
– PSI20 continua a não enganar em relação à sua tendência de base;
– IBEX com setup muito preocupante poderá ter bull mode definitivamente em risco nas próximas semanas;
– Aguarda-se por definição de curto prazo relativamente ao DAX e CAC

Comment List

  • FilipeBS 10 / 01 / 2015 Reply

    Obrigado por mais esta análise.
    Estou pessimista para o primeiro semestre de 2015. O plano Draghi está a ser recebido como insuficiente. Se a isto juntarmos o risco crescente grego (que advém da contínua instabilidade politica, com ou sem Syriza no poder) e o crash do petróleo a trazer mais imparidades nos países produtores, o cenário pode vir a ser bem negro. Mesmo nos EUA, aparecem cada vez mais vozes a alertar para a enorme bolha nos activos e o volume de dívida cada vez mais insustentável.
    No SP, o tímido rally de Natal foi acompanhado de divergência com o RSI, o que pode sinalizar, no mínimo, uma correcção maior. Além disso, a enorme volatilidade dos últimos tempos compara com a volatilidade típica de finais de bull markets…
    A corroborar esta cenário negativista para 2015 está o ouro, que começa a querer estar consistentemente acima dos 1200 USD/onça.
    Mudando de assunto, uma sugestão para as análises semanais aos índices: Nota-se por vezes que as análises ao DAX e ao CAC são redundantes. No curto-médio prazo, pelo menos, os movimentos são muito semelhantes. Assim, podias reduzir o número de índices europeus em análise se passasses a analisar o Eurostoxx50, que ao fim ao cabo condensa as maiores capitalizações bolsistas europeias, e reflecte as expectativas relativas à economia europeia. A análise ao nosso PSI é sempre salutar, assim como ao farol dos mercados, o SP500. A análise ao bovespa podia ser introduzida para garantir maior cobertura geográfica.
    Abraço!

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 11 / 01 / 2015 Reply

    Obrigado pelo teu pertinente comentário, FIlipe. Concordo ctg, e junto-me ao coro dos receosos. Não de uma forma alarmista, mas sem dúvida prudente. Neste momento tenho apenas uma fracção da minha carteira em posições de longo prazo, tal é a minha desconfiança. Prefiro perder uma parte do movimento e entrar mais tarde do que estar com insónias por não confiar no mercado.

    Agradeço também a tua sugestão em relação aos índices. Vou introduzir uma nova sondagem em breve, para dar a escolher novamente quais os índices favoritos.
    Abraço e bom ano!
    Tiago

  • FilipeBS 12 / 01 / 2015 Reply

    Para complementar o meu comentário anterior: http://www.zerohedge.com/news/2015-01-12/even-warren-buffett-must-be-getting-concerned-market
    Abraço,
    Filipe

Deixe uma resposta