Líderes da UE formalizam nomeação de Lagarde na presidência do BCE

Agência Lusa

Os líderes da União Europeia (UE) formalizaram hoje, em Bruxelas, a nomeação de Christine Lagarde como presidente do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos, não renovável, em substituição de Mário Draghi.

Lagarde toma posse em 01 de novembro, sendo a primeira mulher a assumir a presidência do BCE depois de ter sido também a primeira diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em 02 de julho, o Conselho Europeu considerou que Christine Lagarde cumpria todos os critérios para ser candidata à liderança do BCE, tendo os ministros das Finanças da UE feito uma recomendação formal nesse sentido uma semana depois.

O BCE deu parecer positivo em 25 de julho e o Parlamento Europeu aprovou a escolha em 17 de setembro, em sessão plenária.

A comissão executiva do BCE é responsável pela aplicação da política monetária da zona euro e é composto por um presidente, um vice-presidente e quatro membros, todos nomeados para mandatos de oito anos não renováveis.

Os chefes de Estado e de Governo da UE estão hoje reunidos no segundo e último dia do Conselho Europeu, estando o primeiro-ministro, António Costa, a representar Portugal.

IG // JNM

Lusa/fim

Deixe uma resposta