Lucro da L´Oreal sobe 8,8% em 2018 para 3,89 mil milhões de euros

Agência Lusa

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O lucro da L´Oreal registou um crescimento de 8,8% em 2018, para 3,89 mil milhões de euros, em relação ao exercício anterior, revelou hoje o grupo francês da área da cosmética.

“Num mercado de beleza que acelerou significativamente em 2018, a L’Oréal registou o seu melhor ano de crescimento desde 2007, com mais 7,1%, após um forte aumento no quarto trimestre de 7,7%”, disse o presidente da multinacional francesa em comunicado.

As vendas, no período em análise, subiram 7,1%, para 26,9 mil milhões de euros, o melhor desempenho desde há dez anos, enquanto o resultado operacional passou de 4,4 mil milhões de euros em 2017 para 4,83 mil milhões de euros.

O rendimento por ação da L`Oreal subiu 6,5% para 7,08 euros, enquanto o dividendo por ação correspondeu a um acréscimo de 8,5% para 3,85 euros.

O resultado operacional aumentou 5,3% em 2018, face ao ano anterior, e, após fortes investimentos em investigação, inovação e “meios motores de negócio”, a rentabilidade bateu um novo recorde representando 18,3% do total das vendas, lê-se ainda no comunicado.

Todas as divisões da L`Oreal cresceram em termos da sua atividade, em particular a L’Oréal Luxo e Cosmética Ativa, sendo que ambas registaram uma subida de dois dígitos.

A Divisão de Produtos de Grande Consumo apresentou também “um bom ano de 2018”, em particular no caso da L’Oréal Paris e da Maybelline New York, mas a Divisão de Produtos Profissionais teve um “aumento modesto” das vendas, devido à “aceleração significativa” observada no último trimestre do exercício.

O desempenho da multinacional por zona geográfica manteve-se diferenciado ao longo do último exercício.

Na Europa Ocidental, o progresso foi travado por dificuldades em alguns mercados, enquanto o crescimento na América do Norte melhorou em comparação com o ano anterior.

Os novos mercados apresentaram o melhor desempenho desde 2007 e a zona da Ásia Pacífico, liderada pela China, ultrapassou a América do Norte com vendas superiores a 7 mil milhões de euros.

O último exercício foi para a L`Oreal “muito bom”, com destaque para as vendas na internet, que cresceram 40,6% e que foram responsáveis por 11% do total das vendas deste grupo empresarial, e para o ‘travel retail’, que ultrapassou a barreira dos 2 mil milhões de euros, com uma subida de 27,1%.

JS // CSJ

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