Mais um dia negro na Europa – Até onde podemos ir? DAX

Tiago Esteves
Se o Ibex é a referência técnica, o DAX é uma das origens do problema. Não o DAX, por si, mas sobretudo o Deutsche Bank. O problema dos activos tóxicos do DB não é propriamente novo (já o aqui discuti por diversas vezes), mas desta vez está mesmo a extremar-se. A tal ponto que o próprio BCE já admite comprar dívida de empresas, o que até aqui seria por muitos considerado impensável. Tecnicamente, o cenário deste índice é, ainda assim, menos negativo do que o dos restantes em termos de extensão percentual mas semelhante do ponto de vista técnico. Igualmente atingidas as projecções, igualmente sem grandes sinais de inversão.

No gráfico horário, não posso deixar de salientar a beleza técnica do movimento de consolidação. Neste caso, não chegou a haver falso breakout ascendente. Deu-se, sim, um breakout descendente seguido de pullback, gerando-se depois um movimento descendente mais prolongado. Fica, neste caso, a referência de negociação nos 9104 pontos. Abaixo disso, nada a fazer…

Comment List

  • Telmo 15 / 02 / 2016 Reply

    Boa noite. Acha que o Dax irá continuar a subir no curto prazo? Obrigado e continuação de excelente trabalho

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 15 / 02 / 2016 Reply

    Olá Telmo. O DAX activou hoje um duplo fundo que pode estender este movimento ascendente. Ainda assim, é importante ter bem claro que a tendência de médio e longo prazo se mantém descendente.
    Cumprimentos

  • Telmo 17 / 02 / 2016 Reply

    Boa Noite Tiago. Acha que o DAX inverteu de vez ou ainda é cedo para o considerar. A partir de quando podemos considerar a inversão de tendencia no médio prazo. obg. Cumprimentos Telmo

Deixe uma resposta