Mais uma em bull mode?

Tiago Esteves

Depois da Yamana Gold, parece que outra das minhas velhas glórias conseguiu enganar o bear market e está a dar sinal de compra. A RIO é uma velha conhecida e já aqui falei dela antes. Depois de uma queda de 80% em meio ano, começou a recuperar de forma fantástica e quebrou a LTd que a vinha a seguir de forma consistente. Embora já tenha dado outro sinal de inversão anteriormente, este parece-me mais fiável e, quem sabe, definitivo.

Como se pode ver no gráfico, após uma tentativa falhada de ataque à linha a 6/1, acabou por conseguir quebrar definitivamente a 27/1, em gap up. A 2/2 acabou mesmo por fechar esse gap, fazendo simultaneamente o aguardado pullback.
De salientar ainda o factor volume em toda esta situação. Os volumes têm vindo a crescer em cada movimento ascendente, sendo muito baixos nos movimentos descendentes.
Embora se esteja a aproximar da zona de sobrecompra, ainda tem mais alguma margem para subida e as resistências significativas estão relativamente longe.
Como se pode reparar na imagem, existe a possibilidade de se ter formado durante este tempo, uma múltipla H&S. Apesar de raro, este padrão tem tanta validade como o clássico. Para quem não acompanha esta empresa, recordo que o seu bull market terminou precisamente com uma H&S. Mas para já, prefiro não me alongar nesta teoria (até porque o target é “arrojado”), já que a quebra da LTd é suficientemente importante para mim.

Caso faça um pullback ao suporte dos 15,20, poderá proporcionar uma preciosa oportunidade de entrada longa, sem grandes riscos. Entrar nesta zona pode ser arriscado, já que os pontos de saída estão relativamente distantes e, como já disse, ela aproxima-se da sobrecompra.
Perante estes sinais consecutivos de acções a entrar em bull mode, podemos começar a falar no fim do bear market? O melhor será deixar esse assunto para outra altura, já que nem tudo é tão linear como à primeira vista pode parecer…

Comment List

  • Anónimo 11 / 02 / 2009 Reply

    Ola Tiago

    Ando com vontade de investir, tenho seguido as tuas analises tecnicas sempre muito completas. Pensas que a RIO esta agora num ponto de entrada?

    obrg
    cump
    pamako

  • Tiago Esteves 12 / 02 / 2009 Reply

    Olá Pamako,
    Pergunta difícil:)
    Na análise em si não fiz grande referência ao H&S por ser uma estrutura complicada, no entanto é válida e os volumes comprovam-no. Os últimos dias não foram tão simpáticos para ela, normalmente o pullback à linha do pescoço (actual suporte) deve dar-se com pouco volume. Não foi o caso deste pullback, o que me deixa preocupado.

    No entanto, dada a relevância do suporte, não me parece fácil que vá quebrar à primeira tentativa. A sessão de ontem foi disso exemplo.
    Pessoalmente, estou tentado a entrar junto ao suporte (15,20), com um stop nos 14,8. Mas isto é uma opinião muito pessoal, não a encares como uma sugestão.
    Se o suporte quebrar, deverá ir até à LTd.

    Tudo dependerá dos ventos vindos dos principais índices, tem condições para subir mas só com um empurrãozinho.
    Continuamos numa altura de indefinição, pode ser sensato também entrar longo nesta e entrar curto noutro título com perspectivas menos animadoras.
    Mas sabes como é, a última opinião é sempre a tua:)
    Abraço

Deixe uma resposta