MONSTER BEVERAGE CORP.

Fernando Nabais

A Monster Beverages (MNST) é uma empresa que produz, distribui e vende bebidas não alcoólicas, com destaque para as bebidas energéticas que comercializa sob várias marcas. Nos últimos 10 anos, a empresa teve uma valorização em bolsa de quase 800%. Apesar deste crescimento, a empresa continua com planos de expansão tanto para novos países nos quais ainda não está implantada como para o lançamento de novos produtos, nos quais se poderão incluir bebidas à base de cannabis.

Um dos pontos fortes desta empresa é a sua aliança com a gigante Coca-Cola. Apesar do litígio recente, a pareceria não está afectada até porque a Coca-Cola detém 19% do capital da MNST e tem todo o interesse em que esta empresa prossiga a sua expansão.

Os fundamentais da empresa são bons. A dívida da empresa é zero e os rácios de rentabilidade são de 21.4% (ROA), 24.4% (ROI) e 26.5% (ROE).

Recentemente, a cotação da empresa teve algumas quebras devido por um lado a receios quanto ao possível aumento da concorrência e mais recentemente devido ao anúncio por parte da Coca-Cola de que iria lançar também uma bebida energética (razão que deu origem ao litígio).

No entanto, os resultados apresentados já este ano, primeiro os resultados referentes ao ano fiscal de 2018 e depois os resultados do 1Q 2019, mostraram uma empresa muito forte e em ambos os casos levaram a subidas imediatas na cotação da ordem dos 10%.

No quarto trimestre de 2018 a empresa apresentou uma subida das vendas de 14% e um aumento dos lucros de 23%. O aumento das vendas é impressionante sobretudo se tivermos em atenção que novas práticas contabilísticas retiraram 8.5 milhões de dólares às vendas, efeitos cambiais retiraram 14.4 milhões e pré-ordens transferiram para o 3Q 16 milhões. No 1Q 2019 as vendas subiram 11% Y/Y contra os 7% esperados pelos analistas e os lucros aumentaram 21% Y/Y.

Para o médio-longo prazo, os analistas preveem um aumento anual dos lucros da ordem dos 15%, embora os valores publicados para os próximos 3 anos no 4-traders se fiquem pelos 11% anuais. O trailing PER actual é de 33.0 e o forward PER de 26.7.

Apesar de não estar exactamente barata, a inexistência de dívida, os elevados rácios de rentabilidade e as boas previsões de crescimento justificam o terceiro lugar da Monster Beverages no ranking de atractividade no sector do retalho e afins.

Deixe uma resposta