Moody’s subiu a nota sobre a dívida grega indicando “perspetiva positiva”

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

A agência de notação financeira Moody’s subiu a nota sobre a dívida grega de Caa2 a B3 mantendo positiva a perspetiva e considerando que a situação fiscal no país melhorou.

De acordo com a empresa de notação, as reformas tributárias na Grécia vão incrementar a recuperação económica e o setor bancário no país.

Através de um comunicado, a Moody’s diz “acreditar” que a Grécia vai completar com êxito o programa de resgate, em agosto, podendo depois voltar a procurar financiamento junto dos mercados.

A agência parte do “pressuposto” de que a Grécia vai conseguir “uma saída limpa” do programa de assistência financeira graças à liquidez que pode vir a provocar um compromisso por parte dos credores no sentido de um “alívio adicional” em relação à dívida.

A agência de notação financeira indica que o risco de bancarrota ou de reestruturação da dívida foi reduzido assim como foram atenuados os “perigos” face a eventuais “deslizes orçamentais”.

A avaliação da Moody’s é divulgada poucos dias depois de a agência de notação financeira norte-americana Fitch ter alterado a nota referente à dívida grega de B- para B, mantendo uma perspetiva estável.

No passado dia 19 de janeiro, a agência Standard & Poor reviu a notação de B- para B.

PSP // SB

Lusa/fim

Deixe uma resposta