Mota Engil segue a subir solidamente

Tiago Esteves

Há já longos meses que o meu sentimento na Mota Engil se alterou de fortemente céptico para altamente positivo. Apesar de todas as condicionantes fundamentais que o título apresenta, os seus ciclos de mercado acabam por ignorar tudo isso e ser profundamente marcados. Tanto no sentido descendente como ascendente. Quando o mercado está tremido, qualquer obra ganha é encarada com cepticismo e desdém, focando-se os investidores sobretudo na dificuldade de cobrança que a empresa terá e na pequena margem de lucro que daí advirá. Quando o mercado está forte, qualquer obra é encarada como mais uma razão para justificar a compra de mais acções, levando a que a empresa suba ainda mais. O mercado é isto, e a Mota Engil não é de todo título único com este padrão.

Ora, enquanto o mercado está forte e os títulos sobem, há que ir aproveitando e estar sobretudo atento a dois pontos: às oportunidades de reforço, e à actualização do plano de fuga. O primeiro é importante porque o que já subiu bastante pode sempre continuar a subir. E nós, como investidores vorazes, devemos olhar para essas subidas sustentadas como uma oportunidade de baixo risco de multiplicar capital. O segundo porque um dia o mercado inverterá, provavelmente de forma agressiva. E, tanto quanto sei, esse dia poderá ser já amanhã! É por isso fundamental deixar bem definidos os pontos de stop, preferencialmente com dois patamares de saída (um para scaling out, outro para encerramento total).

Olhando para o momento actual do título, os 3,19€ são a referência de negociação. Já os reforços, poderão ser guiados pelos pontos de sobrevenda no estocástico. Não pela entrada em sobrevenda, mas preferencialmente pela saída dos mesmos. Ou, idealmente, pela activação de um padrão de inversão no gráfico horário quando tal sobrevenda surja. Para já não existe nenhuma em vista. Ainda assim, uma pequena correcção pode surgir de forma imprevista. E o seu surgimento é não só provável como inclusive desejável.

Mota Engil

 

Curso de Introdução aos Mercados Financeiros com 20% de desconto (número limitado de inscrições)

_____________________________________________________________________

 

 

Deixe uma resposta