Nacionalização da Inapa será, no mínimo, altamente improvável

Tiago Esteves

Tiago Esteves

, Sem categoria
A possibilidade de a Inapa vir a ter de ser nacionalizada tem vindo a fazer correr muita tinta esta semana, depois de o Jornal de Negócios ter adiantado que a CMVM está a analisar essa possibilidade. Esta hipotética nacionalização seria despoletada pelo tamanho das posições da CGD e da Parpublica na cotada. Deixem-me desde já adiantar o motivo major para que considere este acontecimento como ultra-improvável: como é que o estado iria justificar uma nacionalização depois de ter anunciado e parcialmente efectivado uma onda de privatizações em empresas muito mais lucrativas e com maior interesse estratégico?

A menos que o PCP continue a subir nas intenções de voto, dificilmente este cenário virá a colocar-se nos próximos tempos. A solução é simples, basta vender a posição da Parpublica e o assunto fica resolvido! Querem a minha opinião? A turbulência informativa em redor desta questão não é mais do que a preparação de terreno para o anúncio da venda de uma posição estatal em mais uma empresa que até já começou a dar lucros… O tempo encarregar-se-á de clarificar se foi ou não esse o motivo por detrás de tudo isto…

Não posso deixar de me mostrar algo espantado por associarem esta noticia à subida da cotação. Por que motivo uma nacionalização ou a alienação da Parpublica seria positiva para a Inapa? A menos que a venda fosse feita fora de mercado a um parceiro estratégico, este facto apenas serviria para pressionar o preço. O que aconteceria se 10% de um título tão pouco líquido fosse alienado em mercado? Exacto… No que diz respeito ao mecanismo de nacionalização, per se, não me pronunciarei ainda por não o conhecer em profundidade. Pedi um esclarecimento à CMVM relativamente a essa questão, quando me chegar partilho-o. Mas se for como eu penso que é, o anúncio da nacionalização não seria propriamente motivo para euforias entre os actuais accionistas!

Tecnicamente, depois de uma queda de 40% estamos a assistir a um ressalto de 30%. Tenho imensa pena de não o ter identificado mais cedo, teria dado uma boa entrada com base no triple screen! Agora pode já ser um pouco tarde….

Lista de Comentários

  • Hugo O'Neill 29 / 05 / 2014 Reply

    Ótimo post, sem dúvida que seria interessante saber do esclarecimento da CMVM. Mas também não agoiro nada de bom para a Inapa se for nacionalizada.

  • Paulo Cleto Silva 29 / 05 / 2014 Reply

    Com rumores de nacionalização esta ação não parece ter grande chance de vingar, nos próximos tempos.

  • Anónimo 05 / 06 / 2014 Reply

    Temos que ver aqui uma coisa, a BANCA CGD, BCP e BES não vão querer dado interno estas acções a ganhar pó querem sim rentabilizar e vender a quem der mais! no Verão podemos ter novidades, deixem primeiro à Banca arrumar a casa logo depois passam a gestão da INAPA.

Deixe uma resposta