O Free Float

Cristiano Santos

Um dos principais critérios para o bom funcionamento dos mercados é a liquidez das ações, ou seja, a facilidade com que se consegue negociar tais ações livremente na bolsa de valores, nomeadamente a facilidade que existe em comprar uma ação ou em vender uma ação.  

“Float” significa circulação e “Free” significa livre. Free Float significa então a  percentagem de ações de uma determinada empresa que estão em livre circulação no mercado. São aquelas ações que não pertencem a acionistas estratégicos tais como diretores da empresa, mas antes, as ações podem estar na posse de qualquer um. 

Na prática, quanto maior o Free Float de uma companhia, maior sua liquidez no mercado e maior a facilidade com que os investidores minoritários podem adquirir e vender livremente as suas ações. Quando mentor o Free Float, mais difícil é a um investidor comprar uma cão quando quer, ou vender um ação quando quer, fruto da baixa liquidez.

É pois, um indicador relativamente importante a ter em conta, na hora de escolher as ações das empresas que quer ter em carteira.   

Deixe uma resposta