O muro de Berlim

Cristiano Santos

Precisamente neste dia em 1961, iniciava-se a construção do muro de Berlim. O muro que dividia a cidade de Berlim ao meio, nasceu para travar a fuga de pessoas da parte leste comunista, para a parte ocidental da cidade, não comunista. O muro começou a ser erguido a 13 de Agosto de 1961. No mês anterior, em Julho, o número de alemães orientais que entravam no ocidente ascendia a 4000 por semana! A 12 de Agosto, um dia antes da construção que apanhou o mundo de surpresa, saíram de Berlim Oriental 2400 pessoas. 
Era evidente que a este ritmo, Berlim Oriental e a Alemanha de Leste, corriam o risco de implodir. A tirania comunista resolveu o problema de forma tirânica, com a imposição de uma barreira física altamente vigiada.
Depois do muro ser construído, morreram pessoas de todas as formas imaginárias, desesperadas a tentar atravessa-lo. Morreram pessoas baleadas, morreram crianças, morreram pessoas a tentar atravessa-lo com cordas, a lançar-se em carros contra o muro e houve até um homem que tentou transpor o muro, com um balão de gás construído pelo próprio em segredo. Morreu na queda do seu balão e foi a última morte registada, antes do muro ser destruído.
O comunismo veio a cair em boa parte do planeta, precisamente com a queda do muro, depois de 1989.

Deixe uma resposta