O que poderá de facto acontecer a accionistas e obrigacionistas do BES?

Tiago Esteves
Depois da análise de terça-feira ao BES, tudo parece ter desmoronado. A apresentação de resultados superou as piores expectativas de toda a gente, já se fala inclusive em nacionalização e perda total para os accionistas e obrigacionistas subordinados. É estranho, não é a primeira vez que vejo um título perder 75% do valor de mercado na mesma semana, mas na bolsa portuguesa é certamente uma novidade. Nos últimos dias tenho recebido algumas mensagens relativamente a este caso. Deixo aqui a transcrição parcial de uma, por ter boas questões que serão comuns a outras pessoas:

Olá!
Comprei [número de títulos] açoes do BES e coloquei à venda por [preço muito acima do actual valor de mercado]€. Na altura
pensei se tiver que esperar 1 ano eu espero! Agora estou confrontado com
um valor de 0,18€ e com indicaçoes que deve haver intervenao do Estado
e, por isso, sujeitar-me a perder toda a minha carteira de investimento
num único trade… Que cenários posso aguardar? Que liçoes posso
retirar? Obrigado!

A minha resposta, que se aplicará a todos os que estejam na mesma situação:

Olá [nome]. O cenário mais provável é o de elevada diluição da sua posição
devido aos aumentos de capital que estão a chegar. Dificilmente perderá a
totalidade da carteira, porque isso significaria a perda de confiança
do mercado no BES e a incapacidade de angariar dinheiro para os
necessários aumentos de capital. Brevemente começarão a ser divulgadas
noticias a tranquilizar os accionistas nesse sentido, pode apostar (o
que, ainda assim, não as torna verdadeiras)! Se acreditar no BES e
quiser manter a sua posição, vai ter de continuar a injectar capital. Se
não o quiser fazer vai continuar a ver a sua posição perder valor, mas
não vai correr o risco de perder mais do que o dinheiro que já tem lá
metido. Lições? Pelo menos duas: 1- um título que já caiu muito pode sempre
continuar a cair, pode até não voltar a levantar-se; 2- nunca entrar num
negócio, por muito apelativo que pareça, sem ter um plano de saída para o
caso de as coisas correrem mal.

 Salientava daqui duas questões… não creio de facto que os accionistas venham a incorrer em perda total, muito menos os obrigacionistas. O sistema financeiro cairia totalmente em descrédito (apesar de, verdade seja dita, deixar o BES falir seria um enorme sinal de vitalidade da economia de mercado) e, pior do que isso, deixaria de haver particulares a pretender participar no aumento de capital. Hoje a CMVM suspendeu, no final da sessão, a cotação do BES até que o plano de recapitalização seja concluído. Esta decisão (que passa por ridiculamente tardia, tenho-o dito milhares de vezes nas últimas semanas) só tem um objectivo: deixar margem suficiente na cotação para que lhe seja feito um desconto enorme no aumento de capital. Nunca menos de 30-40%, na minha opinião. E se a isto somarmos uma enorme diluição no processo de AC, espera-se que a pressão vendedora se mantenha. 

Os obrigacionistas subordinados sofrerão com elevada probabilidade um haircut, perdas parciais no valor devido, mas nunca totais. Que sentido faria que eles perdessem tudo, se a liquidação do banco poderia ainda trazer-lhes algum rendimento (ok, seria difícil, mas a equiparação não faria ainda assim qualquer sentido)? Nenhum, para além da tal quebra de confiança, ainda mais grave (porque se espera que as obrigações sejam mais seguras) para todo o sistema financeiro português. No meio disto tudo o Estado há-de arranjar uma forma de injectar capital no banco contornando as regras de perda total para accionistas e obrigacionistas. Não me parece que alguém pense na possibilidade de compra do banco sem que a recapitalização esteja concluída. Quem quereria comprar uma caixa de pandora, por muito barata que ela parecesse ser?

Entretanto será lançada quase certamente uma operação de charme e de embelezamento do BES. Querem apostar que daqui a 2/3 semanas toda a imprensa está a apontar para os enormes benefícios de deter o BES, e que todas as pessoas em vosso redor vão desejar intensamente ter uma participação no banco? Vai parecer água no deserto, sobretudo se começar a subir de forma intensa! As pessoas são esquecidas e ambiciosas, quem não quer comprar uma boa pechincha? Escrevam hoje o sentimento/percepção que têm relativamente ao BES. Daqui a 2/3 semanas voltem a lê-lo, vão perceber ao vivo e a cores como o mercado e os seus sentimentos podem ser manipuladores! Até aposto o meu cartão de sócio do Benfica em como tal vai acontecer, na esperança de perder a aposta e não ter de continuar a pagar quotas este ano! 

Tecnicamente, afinal sempre tinhamos uma bandeira em mãos. A projecção apontava (já não parece mal dizê-lo agora) para os 20 cêntimos. Foi atingido em três sessões… Não temos qualquer suporte à vista, não há qualquer referência além dos psicológicos 10 cêntimos. Mantenho a opinião de terça-feira quanto a potenciais entradas. Tenham cuidado, muito cuidado… tanto os longos como os curtos. Muitos investidores perderam muitos milhares de euros no BES nos últimos dias, grande parte pela ambição de apanhar um ressalto. Esse ressalto até pode aparecer, até acredito que vá aparecer em breve (em conjunto com a acção de embelezamento da situação), mas valerá a pena correr o risco de a apanhar? Não, na minha opinião não…. Mais vale ir ao casino Estoril com o dinheiro, sempre se aproveita para ver o espectáculo dos Clã sem pagar por isso!

Disclaimer
Todos
os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não
devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e
vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade
ou profissional certificados pela CMVM

 

Comment List

  • Anónimo 02 / 08 / 2014 Reply

    Segundo as novas normas,e fontes hipoteticamente dentro do assunto, desde desde familia salgado ao mais pequeno acionista,vão perder todo o investimento,como a exemplo na falência da GM-general motors.
    o BES vai continuar a existir mas com novo capital,e os velhos acionistas vão para o bad-bank
    2ª feira ou depois não sei se ainda vai rolar em mercado a cotação,mas por norma nos EUA continua por algum tempo em OTC
    Infelizmente os acionistas do BES parece que não vao ter a mesma sorte do BCP ou BPI e apartir de agora ser acionista de um banco como ja se falava antes,com as novas leis em vigor é um caso muito sério,na verdade assim como qualquer investimento em bolsa,mas principalmente os bancos,porque tanto podem multiplicar por 10 os lucros como rebentar do dia para a noite.

    batistuta

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 03 / 08 / 2014 Reply

    Olá Batistuta. É provável que os accionistas e obrigacionistas fiquem com alguma espécie de direitos sob as novas acções do banco bom, não seria expectável nem legítimo que se alienasse um banco separando-o da sua parte boa sem dar pelo menos alguma contrapartida aos accionistas. Acredito que vá haver uma perda muito substancial, mas depois de o estado ser ressarcido terão de ser divididos os eventuais lucros restantes por obrigacionistas e accionistas (por esta ordem).

  • Carlos Varandas 03 / 08 / 2014 Reply

    Esta solução encontrada para o ex "BES" agora Banco Novo deixa-me muito curioso em saber como o PSI20, e nomeadamente as acções deste Banco se vão comportar esta semana visto de fora claro.

  • Anónimo 03 / 08 / 2014 Reply

    Espero que sim,na verdade os pequenos acionistas deviam ser todos incorporados no novo capital,afinal foram enganados este tempo todo e ainda com uma prenda antes da despedida( oferta publica)
    Concerteza a direção do BES só não aderiu ao LTRO 2011,porque provavelmente ia ficar tudo desmascarado,e com isso a unica impressão que ficou foi a de um banco solido e…
    o BMPS italia fez aum capital 5MM e continua com os mesmos mas com uma diluição astronomica tipo bankia.

    Como irão os mercados do setor financeiro reagir amanha a novidade pra o BES.Eu amnha nem me meto mesmo sabendo que o Intesa sanpaolo spa,teve Q2 exelente na sexta.

  • Anónimo 05 / 08 / 2014 Reply

    Eu comprei 14200 6 mil euros em acções porque o director do banco de Portugal veio a dizer que o Bes era um banco fiável e não havia problemas e se houvessem o Banco de Portugal financiava o banco com a recapitalização de dinheiro cobria o dinheiros dos cidadãos de quem lá tivesse dinheiro,comprei e agora?o Banco de Portugal sabia o que se passava e nada fez bravo Portugal

  • Anónimo 09 / 08 / 2014 Reply

    nem mais um centimo, num mercado entregue aos faz de conta … daqui já nao se investe mais no mercado de Portugal..

Deixe uma resposta